Economia 13/11/2017 09:09

Arrecadação de impostos aumenta e anuncia retomada do crescimento

O Instituto Fiscal Independente (IFI), do Senado, afirma que impostos ligados à retomada da demanda vêm reagindo, ainda que modestamente. Um documento que será divulgado nesta segunda, obtido antecipadamente pelo jornal Folha de São Paulo, mostra aumento em tributos como o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).

Deu no Portalnoar
O Instituto Fiscal Independente (IFI), do Senado, afirma que impostos ligados à retomada da demanda vêm reagindo, ainda que modestamente.
Um documento que será divulgado nesta segunda, obtido antecipadamente pelo jornal Folha de São Paulo, mostra aumento em tributos como o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).
Para compreender melhor a dinâmica da arrecadação neste momento, o diretor do IFI, Gabriel Leal de Barros, separou as chamadas receitas recorrentes (obtidas com a cobrança regular de tributos) das receitas extraordinárias (conseguidas eventualmente, que normalmente não se repetem, como programas de refinanciamentos de dívidas de empresas ou concessões de infraestrutura).
Ao fazer essa distinção, Barros identificou que a arrecadação recorrente cresceu 1,1% no acumulado do ano, até setembro.
A extraordinária caiu 14,7% –puxando para baixo a arrecadação total. Com um tipo de receita aumentando e a outra caindo, a receita total teve alta de apenas 0,2% até setembro.
Barros explica que a receita com tributos foi muito influenciada pelo aumento de arrecadação com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a contribuição sobre a folha de salários.
Ambos mostraram reação mesmo com a trajetória errática da indústria e do mercado de trabalho.
No caso da contribuição sobre a folha, que responde por cerca de 30% da arrecadação total do governo federal, a queda da inflação teve o papel de abrir espaço para alta real da massa salarial.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista