Sem categoria 02/02/2017 10:06

Saúde e corrupção são problemas revelados pela pesquisa

Por fatorrrh_6w8z3t

A pesquisa também identifica os principais problemas enfrentados pelo país em 2016.

Com o agravamento da crise econômica, o desemprego, com 43% das menções, ficou um primeiro lugar na lista de problemas apontados pela população.

Empatados em segundo lugar, ambas com 32% das respostas, ficaram a saúde e a corrupção.

A segurança pública ficou em quarto lugar, com 19% das menções dos dois principais problemas do Brasil no ano passado.

Segundo o levantamento, a corrupção é mais lembrada pelos mais jovens do que pelos mais velhos e pelos que têm maior grau de instrução como um dos principais problemas do país.

“Enquanto 38% dos jovens de 16 a 24 anos apontam a corrupção como um dos principais problemas do país, esse percentual cai com a idade, chegando a 29% entre os que têm 55 anos ou mais”, constata a pesquisa.

Entre os entrevistados com curso superior, 44% citaram a corrupção como um dos dois principais problemas do país. Esse percentual cai para 20% entre os que têm até a quarta série do ensino fundamental.

“A população está percebendo que a corrupção afeta a qualidade dos serviços públicos”, diz Renato da Fonseca. Segundo ele, as pessoas percebem que a baixa qualidade dos serviços de saúde também se deve à corrupção. “Por isso, saúde e corrupção estão no topo da lista dos principais problemas do país e se destacam na lista de prioridades para 2017”, afirma Fonseca.

“Ao comparar os dados de 2016 com uma pesquisa similar realizada em 2011, percebe-se que desemprego, corrupção e salários baixos passaram a ser mais citados entre os principais problemas e ganharam posições no ranking, ocupando o lugar de questões como segurança pública, drogas e qualidade da educação”, diz a pesquisa.

Em 2011, o principal problema do país, com 52% das menções, era a saúde. Em segundo lugar, com 33% das respostas, a população citou a segurança pública e a violência. A terceira posição, com 29% das citações, era das drogas.

Naquele ano, o desemprego, citado por 10% dos entrevistados como um dos dois principais problemas do país, ficou em quinto lugar. A corrupção vinha logo em seguida, com 9% das respostas. Esta edição da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 1º e 4 de dezembro.

Deu no Portal da CNI

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista