Sem categoria 03/07/2014 04:40

Carro popular tem 35,27% só de impostos

Por fatorrrh_6w8z3t

O mercado de automóveis no Brasil vai de mal a pior.
O setor, que havia tomado fôlego com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de maio de 2012 até dezembro do ano passado, agora convive com números negativos nas vendas.
Segundo o último relatório da Federação Nacional da Distribuição de veículos automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias, as vendas em maio deste ano foram 10,7% menores do que em igual mês do ano passado.
De janeiro até o mês passado, também houve queda, de 8,26% em relação ao mesmo período de 2013.
Fontes do setor, economistas e tributaristas ouvidos pelo EXTRA apontam a mesma principal causa para o desempenho do mercado não deslanchar no país: a alta carga tributária.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), ao comprar um carro novo 1.0, hoje, o consumidor paga, 35,27% só em impostos.
E o cenário ainda pode piorar.
Até a próxima terça-feira, o ministro da Fazenda Guido Mantega vai decidir se o governo seguirá com o plano de subir as alíquotas do IPI novamente.
Fontes do setor e economistas ouvidos pelo EXTRA apontam a mesma causa como a principal para o desempenho do mercado não deslanchar: a alta carga tributária.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), ao comprar um carro novo 1.0, hoje, o consumidor paga 35,27% em impostos.
— Nosso cálculo considera também os impostos que incidem sobre a folha de salário e sobre o lucro das empresas — explica João Eloi Olenike, presidente do IBPT.
Deu no Extra

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista