Sem categoria 23/05/2014 04:54

Copa baterá recordes de audiência e de investimento publicitário

Por fatorrrh_6w8z3t

Nesta Copa do Mundo no Brasil se espera que o investimento publicitário na TV seja superior a US$ 2,9 bilhões, um recorde, e isso sem contar os US$ 3,5 bilhões que a FIFA já arrecadou por direitos de exploração e patrocínios.
Algumas marcas estimam investir US$ 2 milhões por dia.
Pelo menos é o que indica um estudo elaborado pela consultoria Deloitte, que ressalta o tamanho da aposta com um dado específico:
“Inclusive há empresas como a AmBev, a Coca-Cola, o Banco Itaú, a Johnson & Johnson, a Hyundai, a Nestlé, a Oi e a Magazine Luiza, entre outras, que preveem investir US$ 2 milhões em cada dia de competição”.
Como comparação, “a arrecadação publicitária diária no Brasil equipara o investimento do Super Bowl norte-americano”, a partida que define o campeão da NFL (liga de futebol americano), onde neste ano chegaram a ser pagos até US$ 4 milhões de dólares (R$ 8,86 mi) por um anúncio de 30 segundos na televisão.
Patrocinadores
São números surpreendentes, ainda mais se levarmos em consideração que nenhuma das 32 seleções que participarão na Copa conta com menos de 15 patrocinadores.
“As principais marcas do mundo são patrocinadores, mas a Adidas, a Coca-Cola e a Nike são as que têm maior presença”, indica o relatório da Deloitte.
A seleção argentina tem um total de 15 patrocinadores, uma lista integrada entre outros por Adidas, Coca-Cola (ambas patrocinam também a Copa do Mundo), Claro, Easy (loja de departamentos), Quilmes, Noblex, Tarjeta Naranja (sistema de compras), banco ICBC, Gillette e Volkswagen.
Segundo a agência Euroamericas Sport Marketing, o total da arrecadação publicitária das seleções latino-americanas que participarão da Copa (Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai, Chile e Equador) atinge US$ 180 milhões.
Nesse lote e a respeito dos montantes, por enquanto só nisso, a Argentina está em primeiro lugar, inclusive acima do Brasil.
O especialista Juan Anllo, analista de negócios esportivos da Deloitte, explica que a Copa de futebol e os Jogos Olímpicos são os principais eventos globais por seus níveis de audiência.
Por isso o interesse das marcas em participar destes acontecimentos internacionais.
Deu no UOL

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista