Sem categoria 10/12/2013 21:01

A nota de José Agripino

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portalnoar
Por Ciro Marques
O senador José Agripino, presidente nacional do DEM, utilizou o perfil oficial dele no Twitter para se manifestar sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de afastar a correligionária dele, a governadora Rosalba Ciarlini, por utilizar a máquina pública para beneficiar a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, nas eleições de 2012. Segundo o parlamentar, o partido segue apoiando ela.
“Decisões judiciais tomadas devem ser cumpridas. Mas elas não são infalíveis. Existem instâncias e recursos. O Democratas, no que possa, não faltará a governadora Rosalba Ciarlini em cuja probidade sempre confiou”, afirmou o senador José Agripino.
A decisão que deu origem ao afastamento foi consequência da utilização do avião oficial do Estado para fazer campanha em Mossoró. Os autos do processo, inclusive, deverão ser encaminhados para o Ministério Público do RN, para tomar as devidas providências. Uma ação por improbidade administrativa não está descartada.
É importante lembrar que Rosalba Ciarlini é a única governadora do DEM no Brasil. Contudo, ultimamente, ganhou destaque no noticiário local o afastamento entre Agripino e Rosalba e, até, que o DEM não iria apoiá-la numa eventual tentativa de reeleição em 2014.
No entanto, ressalta-se que quando se fala em Mossoró, a situação é outra. Cláudia Regina, também democrata, é uma prefeita bem avaliada e considerada “promissora” na visão de Agripino. Quando Rosalba é afastada e, também, considerada inelegível pela Justiça Eleitoral, isso acaba por confirmar a prática irregular em Mossoró, que beneficiou a prefeita quando ela ainda era candidata.
A consequência disso é que, além de perder Rosalba, o DEM acabou por perder a prefeita da segunda maior cidade do Estado – e onde investiu mais de R$ 1 milhão na campanha do ano passado. De qualquer forma, ressalta-se que tanto a defesa de Rosalba Ciarlini, quanto a de Cláudia Regina deve recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista