Sem categoria 25/04/2013 14:03

Justiça manda suspender investigações sobre grupos de extermínio

Por fatorrrh_6w8z3t

Fabio_Rogerio_e_Aldair_da_RO secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, convocou a imprensa na manhã desta quinta-feira (25), para anunciar a suspensão da Força Tarefa, em cumprimento à decisão judicial, além de esclarecer que os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), não estão investigando crimes de homicídio, mas, sim dando apoio na segurança das ações executadas.
Ele comunicou que já recorreu à Procuradoria Geral do Estado, para tentar continuar as investigações.
A decisão de anular o trabalho da Força Tarefa foi decretada pelo desembargador Vivaldo Pinheiro, que acatou os argumentos apresentados no Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado (Sinpol/RN), indicando a possibilidade dos policiais do Bope exercerem funções investigativas.
“O que o Sindicato dos policiais civis está argumentado são inverdades. A Polícia Militar atua para ajudar no cumprimento de mandados de prisão e reforçar a segurança das equipes em áreas de risco”, explicou Aldair.
O Secretário desmentiu as alegações do Sinpol-RN e destacou que cada instituição cumpre o seu devido papel na Força Tarefa.
“Nós sempre preservamos a autonomia das instituições, cada uma cumpre suas atribuições, portanto, essa acusação do Sinpol é inverídica. Eu jamais determinaria, assim como o delegado geral nunca autorizaria, que qualquer tipo de investigação fosse feita pela Polícia Militar”, destacou.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista