Vulcão mais perigoso da Europa pode ficar ativo após 485 anos sem erupções. Veja vídeos - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Natureza 11/06/2023 11:00

Vulcão mais perigoso da Europa pode ficar ativo após 485 anos sem erupções. Veja vídeos

Supervulcão Campos Flégreos, na região italiana da Campânia, entrou em erupção pela última vez em 1538; estudo prevê que nova explosão possa estar prestes a ocorrer

Vulcão mais perigoso da Europa pode ficar ativo após 485 anos sem erupções. Veja vídeos

De acordo com um estudo publicado na última sexta-feira (9) na revista Communications Earth & Environment, o supervulcão Campos Flégreos — conhecido por ser o mais perigoso vulcão da Europa — poderá entrar em erupção depois de terremotos elevarem o solo onde ele fica, no sul da Itália.

Um novo derramamento de lava é mais provável porque o vulcão ficou mais fraco e propenso a fraturas, segundo a pesquisa, conduzida por especialistas da University College London (UCL), na Inglaterra, e do Instituto Nacional de Pesquisa Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV).

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista