Eventos 15/05/2024 15:17
Unidades de Conservação do Rio Grande do Norte são destaque no Avistar
O Avistar é considerado o maior evento de promoção de Observação de Aves do Brasil e ocorre nos dias 17, 18 e 19 de maio, em São Paulo.

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema e da Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A – Emprotur, participa nos dias 17, 18 e 19 de maio, da 17ª Edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar 2024, em São Paulo.
Realizado desde 2006, o evento é composto por vários módulos, como feira de turismo de observação, congresso, exposições artísticas e culturais, passarinhadas, entre outros.
O Idema será representado no Avistar pelo Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) com um estande institucional, além da apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos pesquisadores-bolsistas do convênio entre o Instituto e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RN (Funcitern).
No decorrer do evento, o Governo estará presente na Feira de Produtos e Serviços, um ponto de encontro vital para o turismo de observação de aves.
Dezenas de expositores apresentarão os principais destinos de birdwatching, bem como criações artísticas e de design inspiradas na natureza. Secretarias de Turismo, tanto estaduais quanto municipais, hotéis, lodges e destinos de observação estarão entre os expositores.
Para o pesquisador-bolsista e coordenador do NUC/Idema, Ilton Soares, o evento é uma oportunidade valiosa para promover a conservação da nossa biodiversidade e para fortalecer o turismo sustentável em nossas Unidades de Conservação.
“Ao visitar nossas áreas protegidas, os turistas têm a oportunidade de se conectar com a beleza natural, aprender sobre a importância da conservação e vivenciar a biodiversidade em seu habitat natural.
Além disso, o turismo ecológico nas UCs contribui para a geração de renda local, o desenvolvimento sustentável das comunidades e a proteção dos ecossistemas frágeis”, comentou o coordenador.
O diretor-presidente da Emprotur, Raoni de Fernandes, destaca a importância do Encontro.
“Participar de eventos como o Avistar nos coloca em networking com operadores que trabalham com o segmento birdwatching e proporciona uma melhor compreensão de como podemos melhorar nosso posicionamento no mercado dentro dessa temática tão importante para proteção de aves em processo de extinção da Caatinga e associar a uma promoção responsável de destino”, afirmou o presidente.
Na ocasião, o Rio Grande do Norte apresentará as potencialidades e iniciativas voltadas para o turismo de observação de aves desenvolvidas no Parque das Dunas, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão e na área onde será criada o Refúgio da Vida Silvestre Serra das Araras.
O RN possui uma importância significativa como rota migratória para as aves limícolas. Esse fato tem sido amplamente debatido e comprovado por pesquisadores e amantes da natureza.
Ao longo dos anos, a Unidade de Conservação potiguar Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão – RDSEPT foi apontada, cientificamente, como área de relevância para as aves limícolas migratórias, ganhando um importante reconhecimento internacional.
Também será destaque no evento o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, com o projeto Vem Passarinhar, além da apresentação do Refúgio da Vida Silvestre Serra das Araras, em fase de criação.

Programação
A programação do evento é pautada por diferentes eixos: científico, conservação, turismo, natureza e saúde, inclusão e até um exclusivo para as crianças, que contam com uma programação especial com cerca de oito atividades diferentes, como pinturas ao vivo e bingo com a temática das aves.
O evento também promoverá oficinas ensinando como montar um identificador de aves pelo canto, através da configuração de um computador e um microfone que juntos são capazes de gravar as aves do entorno e publicar uma lista com as espécies.
Outra novidade do Avistar 2024 é um workshop de Turismo de Natureza promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com o intuito de fomentar o debate sobre o potencial brasileiro como destino internacional de observação de aves.
Fonte e fotos: Assessoria

Descrição Jornalista
Facção da Venezuela Tren de Aragua é alvo de operação no Brasil
16/06/2026 08:29
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 221 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 179 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 175 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 175 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 174 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 172 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 150 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 148 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 148 visualizações