Livro 01/03/2021 11:34
Um homem só invadiu a Paraíba e arrancou de lá toda a região do Seridó
Recebi do deputado Vivaldo Costa, seridoense da gema, um texto muito interessante do escritor Gilvan de Brito a respeito de uma decisão tomada ainda no Império, mais precisamente em 1835, quando um homem só conseguiu invadir e retirar do vizinho estado da Paraíba toda a região do Seridó, anexando-a ao Rio Grande do Norte.

Recebi do deputado Vivaldo Costa, seridoense da gema, um texto muito interessante do escritor Gilvan de Brito a respeito de uma decisão tomada ainda no Império, mais precisamente em 1835, quando um homem só conseguiu invadir e retirar do vizinho estado da Paraíba toda a região do Seridó, anexando-a ao Rio Grande do Norte.
Leiam o depoimento histórico:
Poucos paraibanos sabem, mas aquele rombo existente no alto do mapa da Paraíba, foi causado pela ação nefasta de um só homem, que transferiu para o Rio Grande do Norte, toda a área da região do Seridó pertencente à Paraíba, através de um projeto de Lei aprovado pelo Senado do Império e convertido em Lei que tomou o número 16, a 18 de março de 1835.
O autor da façanha foi o padre Francisco de Brito Guerra, senador do Império, representante o RN, sem qualquer reação enérgica dos políticos paraibanos.
Esta área compreende os municípios de Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, São Fernando, Caicó, São José do Seridó, Ouro Branco, Ipueira, Cruzeta, Jardim do Seridó, Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Santana do Seridó e Equador, além dos distritos Lagoinha, Rodeador, Lajinha, Caboclo, Domingos, Saco Seco, Amparo, Poços, Vapor, Bonsucesso, Cachos, Mangabeira, Solidão, Pedra do Sino, Gois, Juá, Timbaúba, Retiro, Aroeira, Humaitá, Viração, Manhoso, Talhada, Carnaubinha, Currais, Nova Sorte, Bola, Barra da Craibeira, Riachão, Várzea, Palma, Quixabinha, Pau D’arco, Pitombeira e Jasmim, muitos deles já transformados em municípios.
Em 1988, quando eu ocupava o cargo de Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a Constituinte, sugeri ao então deputado João da Mata, a apresentação de um projeto à Comissão de Sistematização, visando recuperar o território perdido e propondo a volta aos limites anteriores.
O projeto foi apresentado à Constituinte, mas não despertou – por incrível quer possa parecer – a atenção dos políticos paraibanos integrantes da Constituinte.
E ao final foi rejeitado. Mas a Paraíba não foi apenas surrupiada pelo Rio Grande do Norte.
Na parte de baixo há outro rombo que representa o Vale do Pajeú, também roubado por políticos pernambucanos, diante da inércia dos políticos paraibanos.
As duas reentrâncias formaram hoje uma cintura fina no meio do alongado território, dando a forma de um violão ao território paraibano, reduzindo a sua área de 74.000 k² (Atlas da Lithographia do Instituto Philomatic do Rio de Janeiro) para 56.000 k² de hoje –
Gilvan de Brito, escritor

Descrição Jornalista
Montenegro adianta: Textor não volta mais à SAF Botafogo
06/05/2026 14:19
Pesquisa aponta que 55% dos brasileiros não confiam no STF
06/05/2026 12:28
Desenrola funciona, mas não resolve o problema do endividamento
06/05/2026 11:11
02/05/2026 08:15 150 visualizações
Militar que matou Bin Laden 15 anos atrás: ‘Eu o teria enforcado numa ponte de Nova York’
04/05/2026 07:12 146 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 129 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 115 visualizações
Botafogo arruma solução e vai pagar salários do elenco nesta terça
05/05/2026 08:00 114 visualizações
02/05/2026 09:17 111 visualizações
Desenrola 2.0 será lançado nesta segunda-feira com descontos de até 90% e bloqueio de bets
03/05/2026 10:33 111 visualizações
05/05/2026 04:36 110 visualizações
EUA anunciam retirada de 5 mil soldados da Alemanha
02/05/2026 06:24 109 visualizações