FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PREFEITURA DO NATAL – IPTU – 0101 A 1001

Dinheiro 08/01/2026 09:54

Trump ordena retirada dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

Trump ordena retirada dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

O presidente dos Donald , assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação determinando a saída do país de mais de 60 organizações internacionais, segundo comunicado oficial da .

A decisão envolve 35 entidades que não integram a ONU e 31 organismos vinculados à Organização das Nações Unidas.

De acordo com o governo americano, as instituições atingidas “operam de forma contrária aos interesses nacionais dos Estados Unidos”.

Governo não divulga lista das entidades

A Casa Branca não informou quais são as organizações específicas afetadas pela medida.

No comunicado, o governo afirmou apenas que essas entidades promovem “políticas climáticas radicais, governança global e programas ideológicos” que entram em conflito com a soberania nacional e a força econômica dos EUA.

Segundo o texto oficial, a decisão é resultado de uma revisão ampla de todas as organizações intergovernamentais, convenções e tratados internacionais dos quais os Estados Unidos participam atualmente.

Fim de financiamento e envolvimento americano

O comunicado destaca que a retirada encerrará tanto o financiamento quanto o envolvimento institucional dos Estados Unidos nessas entidades.

A Casa Branca justificou a medida afirmando que os recursos públicos estariam sendo utilizados de forma ineficiente ou desalinhada com as prioridades do país.

“Essas retiradas encerrarão o financiamento e o envolvimento do contribuinte norte-americano em entidades que promovem agendas globalistas em detrimento das prioridades dos EUA, ou que tratam de questões importantes de forma ineficiente ou ineficaz, de modo que os dólares do contribuinte norte-americano são melhor alocados de outras maneiras para apoiar as missões relevantes”, afirmou o governo.

Questionada posteriormente, a Casa Branca não respondeu de imediato aos pedidos por mais detalhes ou pela lista completa das organizações atingidas.

Política externa já vinha sendo alterada

Desde o início de seu segundo mandato, há cerca de um ano, Trump tem adotado uma postura de redução do envolvimento internacional dos Estados Unidos, especialmente em fóruns multilaterais.

Entre as decisões já anunciadas ou implementadas pelo governo estão:

  • corte de financiamento a estruturas ligadas à Organização das Nações Unidas;
  • interrupção da participação dos EUA no Conselho de Direitos Humanos da ONU;
  • suspensão do repasse de recursos à UNRWA, agência de assistência aos palestinos;
  • saída da Unesco, braço cultural da ONU.

Trump também anunciou planos para deixar a Organização Mundial da  e o Acordo de Paris, tratado internacional voltado ao combate às mudanças climáticas.

Prioridade à soberania nacional

Segundo aliados do presidente, a nova proclamação reforça a diretriz central da política externa do governo Trump: priorizar a soberania americana, reduzir compromissos multilaterais considerados onerosos e redirecionar recursos públicos para ações vistas como de interesse direto dos Estados Unidos.

 

Deu em Contra Fatos

 

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista