Brasil 03/08/2020 09:49
Trecho da BR-101 ganha viaduto para a passagem do mico-leão-dourado
Este domingo, 02 de agosto, marca o Dia do Mico-Leão-Dourado, um primata endêmico brasileiro oriundo da Mata Atlântica do Rio de Janeiro.

Este domingo, 02 de agosto, marca o Dia do Mico-Leão-Dourado, um primata endêmico brasileiro oriundo da Mata Atlântica do Rio de Janeiro.
Para celebrar a simbólica data, foi inaugurado o primeiro viaduto vegetado do país, um marco da conservação da biodiversidade nacional que contribuirá para o futuro da espécie.
Com orçamento de R$ 9 milhões, a obra, que teve início em 2018, está localizada no km 218 da BR-101, em Silva Jardim, município pertencente às Baixadas Litorâneas do estado do RJ.
Ela foi concluída na última segunda-feira (27/07) pela Arteris Fluminense, concessionária responsável pela administração da via.
Com o intuito de ligar a Reserva Biológica Poço das Antas, um dos principais habitats do mico-leão-dourado, à Área de Proteção Ambiental Rio São João/Mico-Leão Dourado, o viaduto recebeu o plantio de mudas nativas da mata atlântica e possui uma cerca de condução de fauna.
O trecho onde foi construído o viaduto foi escolhido de maneira estratégica, após a realização de um mapeamento, que identificou os locais com maior sensibilidade ambiental e com altos índices de atropelamento de animais.
Luís Paulo Ferraz, secretário executivo da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), ressalta a importância das florestas de baixada existentes no interior do RJ.
Segundo ele, esses locais são os únicos no mundo onde há habitação de micos.
No futuro, devido ao crescimento da vegetação no viaduto, os animais poderão utilizá-lo para travessia, tornando a ação mais segura e permitindo o encontro deles com os demais micos que estavam em isolamento em outros fragmentos da Mata Atlântica.
Esse encontro, inclusive, é de fundamental importância para a reprodução da espécie, pois irá contribuir para um intercâmbio genético, diminuindo, assim, o cruzamento entre parentes e, consequentemente, os problemas em relação à consanguinidade.

Fonte e fotos: Diário do Rio

Descrição Jornalista
Botafogo busca fortalecer vínculo entre elenco e comissão técnica
23/06/2026 13:27
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 254 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 204 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 202 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 200 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 200 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 193 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 185 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 171 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 168 visualizações