Saúde 25/11/2022 11:02
Tomar banho depois de comer: pode, mas tome cuidado. Entenda
Esse é um senso comum que muitos adultos acreditam. Mas será que essa afirmação realmente faz algum sentido ou é apenas um exagero?

Quem nunca ouviu falar que tomar banho, entrar na piscina ou ir direto para o mar após uma refeição faz mal?
Esse é um senso comum que muitos adultos acreditam. Mas será que essa afirmação realmente faz algum sentido ou é apenas um exagero?
A ciência explica que não existem problemas, desde que a refeição tenha sido leve e que não se faça esforços físicos de intensidade.
Mas, é preciso ficar atento a algumas variantes como, por exemplo, a temperatura da água, a quantidade de comida ingerida e se o banho vai ser no chuveiro ou em uma piscina, tudo isso deve ser levado em consideração para escapar do mal estar e de problemas na digestão.
Quando finalizamos uma refeição, nosso organismo se concentra no processo de digestão dos alimentos. Assim, depois de uma refeição, nosso sangue se dirige em grande quantidade ao sistema digestivo para auxiliar a digestão, as funções relacionadas ao metabolismo e oxigênio também agem nesse processo.
Quando uma pessoa que acabou de comer toma um banho de chuveiro com água em temperatura ambiente, não existe mal nisso.
O organismo será capaz de conciliar suas funções, como o aquecimento e irrigação do sangue pelos músculos.
Agora, se o banho for muito quente, nossos vasos sanguíneos superficiais se dilatam para equilibrar a temperatura corporal e parte do sangue se desvia para a pele, deixando o alimento mais tempo no estômago e no intestino, provocando mal estar.
Mas, o maior risco é realmente para quem decide fazer atividade física intensa durante o processo de digestão, seja em água ou fora dela.
Os músculos passarão a requerer mais sangue para supri-los de oxigênio, pois eles atraem mais sangue do que banho quente, atrapalhando o processo digestivo.
A pessoa pode sentir enjoo, azia, náuseas, suor frio e indigestão. O risco maior é de afogamento caso a pessoa passe mal.
Deu em Yahoo Brasil

Descrição Jornalista
Danilo treina nas férias e espera ‘voltar com tudo’ no Botafogo
14/07/2026 19:03
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 179 visualizações
Após 28 anos e 1,5 milhão de Corollas produzidos, Toyota fecha fábrica de Indaiatuba
01/07/2026 05:30 177 visualizações
01/07/2026 20:20 166 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 163 visualizações
01/07/2026 19:27 162 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 161 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 156 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 156 visualizações
Novo remédio contra calvície avança em testes clínicos
01/07/2026 08:49 153 visualizações
STTU estima mais de 21 mil passageiros no transporte gratuito durante o São João de Natal
01/07/2026 06:38 152 visualizações