A 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) decidiu, nesta quinta-feira, punir América-RN e Potyguar Seridoense com a perda de pontos no Campeonato Potiguar 2026 por irregularidades na utilização de atletas.
O América-RN foi condenado à perda de 18 pontos e multa de R$ 15 mil, enquanto o Potyguar recebeu a pena de perda de 12 pontos, além de multa de R$ 2 mil.
Com a punição mantida, as duas equipes estão rebaixadas para a segunda divisão do estadual. O América ocupa a penúltima posição na tabela, com -4 pontos., e o Potyguar aparece na lanterna, com -12 pontos.
Como só falta uma rodada para o término da primeira fase, as duas equipes não têm mais chances matemáticas de evitar o rebaixamento em campo.
O julgamento analisou denúncias com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação irregular de jogadores.
O processo foi aberto a partir de Notícia de Infração apresentada por ABC, Potiguar de Mossoró, QFC, Laguna, Globo FC e Santa Cruz de Natal.
Durante a sessão, o relator Ívis Giorgio Tavares Barros Dias apresentou voto sugerindo a punição de nove pontos ao América-RN e 12 pontos ao Potyguar Seridoense. No entanto, por maioria de 4 a 1, os auditores da 1ª Comissão Disciplinar optaram por uma punição mais severa ao Alvirrubro, acatando integralmente o pedido da Procuradoria.

Cabe recurso ao Pleno do TJD-RN.
O caso do América envolve a escalação irregular de Elias. O lateral-direito de 20 anos foi relacionado nos três primeiros jogos com contrato não profissional, o que fere o parágrafo 3° do artigo 19 do Regulamento Específico da primeira divisão do Campeonato Potiguar 2026. A mesma situação ocorreu com os jogadores Fabrício e Toró, do Potyguar Seridoense – cada um foi relacionado em duas partidas.
América-RN emite nota
O América publicou nota após a decisão do TJD. Veja abaixo.
O América Futebol Clube vem a público esclarecer e se posicionar diante da recente decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/RN.
O Clube manifesta sua total discordância com a recente decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJD/RN, conforme entendimentos consolidados dos tribunais e da jurisprudência desportiva e manterá sua postura firme na defesa de seus direitos e de sua história.
O América já está adotando todas as medidas judiciais cabíveis, em regime de urgência, incluindo a interposição dos recursos previstos, para buscar a reforma da decisão nas instâncias superiores e o restabelecimento da justiça esportiva.
O Clube seguirá lutando com responsabilidade, transparência e respeito à sua torcida, que sempre esteve ao lado do América.


