Animais 29/09/2024 15:31
Ter um gato poderia dobrar as chances de desenvolver esquizofrenia, diz estudo
A pesquisa, desenvolvida por investigadores australianos do Centro de Pesquisa em Saúde Mental de Queensland, fez uma análise em 17 estudos publicados nos últimos 44 anos em 11 países.

Se você é um cat lover, talvez não queira saber que ter um bichano em casa pode acarretar em certos riscos à saúde. E aqui não falamos das eventuais arranhadas que os gatinhos dão.
De acordo com um estudo recente, ter um gato como animal de estimação pode causar um efeito colateral muito estranho:
há uma chance de que você tenha um risco dobrado de desenvolver esquizofrenia em algum momento da vida.

A pesquisa, desenvolvida por investigadores australianos do Centro de Pesquisa em Saúde Mental de Queensland, fez uma análise em 17 estudos publicados nos últimos 44 anos em 11 países.
Segundo o psiquiatra John McGrath, foi encontrada uma associação entre o ato de possuir gatos e as chances aumentadas de desenvolver transtornos relacionados à esquizofrenia.
Por incrível que pareça, essa ideia já havia sido levantada em um estudo de 1995. A razão seria o maior contato com o parasita Toxoplasma gondii, que é o protozoário causador da toxoplasmose.
Ainda assim, os resultados são controversos. Enquanto alguns estudos sugerem que conviver com gatos durante a infância pode tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver esquizofrenia, há outras investigações que dizem ser impossível chegar a essa conclusão.

Depois de fazer a análise, os pesquisadores, liderados por John McGrath, sugeriram que o estudo precisa ter continuidade para consolidar suas conclusões. O que se sabe é que, historicamente, o protozoário Toxoplasma gondii tem sua presença conectada aos gatos.
O parasita pode ser transmitido aos humanos por meio da carne mal cozida e pela água contaminada, mas também pelas fezes ou pela mordida de um gato infectado. Estima-se que cerca de 40 milhões de americanos possam ter a doença da toxoplasmose.
O grande problema é que, quando está presente no corpo, o Toxoplasma gondii costuma afetar o sistema nervoso central e interferir nos neurotransmissores.
Por consequência, o hospedeiro pode ter seu comportamento alterado, bem como as suas habilidades psico-motoras e sua personalidade. Em último caso, isso acarreta distúrbios neurológicos, o que inclui a esquizofrenia.
A grande questão agora é conseguir provar que as pessoas que tiveram essas alterações haviam sido contaminadas com o protozoário por intermédio de um gato. Mas, previamente, os pesquisadores sustentam essa hipótese:
“após o ajuste para co-variáveis, descobrimos que indivíduos expostos a gatos tinham aproximadamente o dobro de chances de desenvolver esquizofrenia”, explicaram.
“Concluindo, nossa revisão fornece suporte para uma associação entre a posse de gatos e transtornos relacionados à esquizofrenia. Há necessidade de mais estudos de alta qualidade, baseados em amostras grandes e representativas, para entender melhor a posse de gatos como um fator candidato a modificação de risco para transtornos mentais“, escreveram os autores.

Descrição Jornalista
Fim de uma era: redes sociais já são a principal fonte de notícias
16/06/2026 17:30
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 226 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 182 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 178 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 177 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 177 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 175 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 152 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 150 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 150 visualizações