O presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Márcio Cândido Ferreira, afirmou nesta segunda-feira (17) que piorou a situação do Brasil, em relação ao tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, e recomendou empenho maior do Brasil nas negociações comerciais.
O presidente do Cecafé fez suas declarações durante entrevista ao programa Jornal Gente, transmitido simultaneamente pela Rádio Bandeirantes e TV BandNews.
O anúncio da Casa Branca da decisão do presidente Donald Trump de reduzir o tarifiaço, mesmo sem citar o Brasil, foi recebido com euforia pelo governo e a grande imprensa, que apoia a Lula (PT), celebrando o que seria uma “vitória” do governo Brasileiro e um recuo do governo norte-americano.
Mas a verdade era outra e logo apareceria: houve apenas um corte geral de 10 pontos percentuais de cada país, determinado por Trump, e na prática o tarifaço de 50% caiu para 40%. Porém, o corte de dez pontos para os demais países zerou a tarifa de importação, nos EUA, de produtos como café, enquanto os brasileiros estão sujeitos a 40%.

