Idosos 08/01/2025 15:10
SUS deverá, em breve, monitorar idosos após atendimento
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou uma proposta que obriga as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar contato com idosos três meses após o último atendimento.
A medida busca fortalecer o acompanhamento contínuo das condições de vida e saúde dessa população e propõe alterações no Estatuto da Pessoa Idosa.
Segundo o texto aprovado, caso o contato com o idoso não seja possível ou haja suspeitas de violência doméstica, a unidade de saúde deverá solicitar uma visita domiciliar realizada por uma assistente social. Durante a visita, será elaborado um relatório detalhado sobre as condições de saúde, moradia e assistência do idoso.
O substitutivo aprovado, apresentado pelo relator deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), propõe que o monitoramento dos idosos seja baseado em informações já registradas no cadastro do cidadão na Atenção Primária à Saúde (APS). O texto original previa o registro de cada atendimento individualmente, mas Medeiros ajustou a redação para simplificar a implementação.
“Embora o Estatuto da Pessoa Idosa, de 2003, já determine a prioridade para a integridade física e emocional dos idosos, é indispensável a adoção de mecanismos práticos para o monitoramento contínuo dessas condições”, afirmou o deputado.
De acordo com o autor do projeto, deputado Marx Beltrão (PP-AL), os números de violência contra idosos são alarmantes. Em 2020, o Disque 100 registrou mais de 77 mil denúncias de maus-tratos, representando um aumento de 59% em relação ao ano anterior. A proposta busca oferecer maior proteção a essa parcela vulnerável da população, prevenindo situações de abuso e negligência.
O projeto agora segue para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
A medida reforça a importância de políticas públicas voltadas ao cuidado integral dos idosos, especialmente em um contexto de aumento das denúncias de violência e negligência.
Deu em Agência Câmara

Descrição Jornalista
02/08/2026 09:40 324 visualizações
A psicologia explica por que algumas pessoas simplesmente não conseguem pedir desculpas
02/08/2026 06:18 276 visualizações
Faz parte da classe média? Veja suas chances de chegar ao grupo dos mais ricos em cada estado
01/08/2026 12:49 272 visualizações
01/08/2026 20:00 271 visualizações
02/08/2026 04:33 256 visualizações
Lula chama Flávio e Eduardo Bolsonaro de “filhos do Satanás”
01/08/2026 14:21 252 visualizações
IMD abre 55 vagas externas para cursos gratuitos em TI
01/08/2026 05:53 247 visualizações
“O povo despreza o político”, diz membro da Academia Brasileira de Letras
01/08/2026 11:11 247 visualizações
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
03/08/2026 11:33 246 visualizações
Estátua de 11 metros em homenagem ao Diabo é construída no Ceará
01/08/2026 14:56 239 visualizações