Surpresa ou naturalidade? Veja como os jogadores do Botafogo receberam a demissão de Paiva - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – Agosto Lilás – 0808 a 0809

Futebol 30/06/2025 14:52

Surpresa ou naturalidade? Veja como os jogadores do Botafogo receberam a demissão de Paiva

Surpresa ou naturalidade? Veja como os jogadores do Botafogo receberam a demissão de Paiva

Os jogadores do Botafogo receberam a notícia da demissão de Renato Paiva com uma mistura de surpresa e naturalidade.

À primeira vista, são dois sentimentos contraditórios, mas o ge explica.

Os atletas ficaram surpresos com o timing da decisão de John Textor. Em sua maioria, eles não esperavam a saída de Renato Paiva neste momento.

A campanha do Botafogo na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes recebeu elogios mundo afora, principalmente graças ao planejamento tático do treinador na vitória sobre o PSG. Assim, eles acreditavam que o técnico iniciaria a segunda metade da temporada à frente da equipe.

Renato Paiva não é mais técnico do Botafogo. Veja a trajetória do Treinador

Renato Paiva não é mais técnico do Botafogo. Veja a trajetória do Treinador

Então por que alguns jogadores consideraram natural a demissão? O alerta foi aceso no elenco especialmente depois do discurso feito por Textor no hotel da delegação horas depois da derrota para o Palmeiras, no sábado.

Naquela ocasião, o dono da SAF alvinegra afirmou diante de todos que aceitava perder para o Palmeiras, mas não da forma como foi. Ele considerou que houve falta de coragem no jogo que decretou a eliminação alvinegra.

Renato Paiva acredita que foi demitido por não aceitar interferência de Textor, diz Rizek

Renato Paiva acredita que foi demitido por não aceitar interferência de Textor, diz Rizek

Desde que chegou ao Botafogo, no fim de fevereiro, Renato Paiva reforçou a intenção de implementar um modelo posicional com agressividade e paciência na construção ofensiva. O estilo, porém, na prática, distanciava-se cada vez mais da identidade do time campeão em 2024, principalmente nos jogos fora do Nilton Santos.

A estratégia de jogo nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes não incomodou somente John Textor, que prega o futebol ofensivo. Nos bastidores, parte do elenco também discordou da plano adotado na derrota para o Palmeiras. Embora não tenham ocorrido manifestações diretas, alguns jogadores preferiam uma abordagem mais agressiva e vertical, especialmente em confronto eliminatório.

Os números ajudam a ilustrar o incômodo: o Botafogo finalizou apenas quatro vezes no tempo regulamentar, mesmo número de chutes a gol do duelo contra o PSG, em que a postura defensiva foi proposital. No sábado, a ideia era atacar, mas o time viu o rival brasileiro dominar a maior parte do jogo.

Jogadores com pouco espaço no elenco também veem a troca como uma chance de recomeço. Com a chegada de um novo treinador, é esperada uma reavaliação do grupo, inclusive de nomes que vinham atuando pouco ou fora de posição.

O receio dos atletas, porém, é que o novo treinador demore a chegar, a exemplo do que ocorreu até a chegada de Paiva, que foi anunciado 55 dias após o início do processo seletivo.

John Textor em Palmeiras x Botafogo — Foto: FRANCK FIFE / AFP

John Textor em Palmeiras x Botafogo — Foto: FRANCK FIFE / AFP

Por outro lado, Textor planeja acelerar a busca, principalmente após anunciar seu afastamento do Lyon para ter mais foco no Alvinegro, entre outros compromissos da Eagle.

A tendência, nesse contexto, é que ele se debruce na busca pelo novo treinador para que o nome esteja à disposição o quanto antes.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista