Política 02/05/2024 12:06
Sorriso usado por políticos pode influenciar eleitores, diz estudo
Forma como candidatos sorriem pode alterar nossa percepção sobre eles e impactar campanhas eleitorais, conclui pesquisa com eleitores no Reino Unido
Você votaria em um político com base em seu sorriso? Um estudo publicado no periódico PLOS ONE no último dia 29 de abril mostra que o tipo de sorriso usado pelos candidatos em campanhas políticas pode influenciar o apoio de eleitores.
Os pesquisadores focaram em dois tipos de sorriso: o “de recompensa” e o “afiliativo”.
O primeiro está associado a entusiasmo, alegria e a níveis maiores de confiança, e corresponde a uma demonstração genuína, que tem mais chance de contagiar a população.
Já o sorriso “afiliativo” está associado a uma afinidade com o espectador e comunica reconhecimento, acessibilidade e apaziguamento, além de ser importante para desenvolver relacionamentos de cooperação.
“O sorriso humano pode transmitir uma intenção social tanto gratificante quanto afiliativa e, portanto, tem uma utilidade significativa na política, onde a capacidade de criar laços e tranquilizar os eleitores é vital para o sucesso eleitoral’, afirma o líder do estudo, Carl Senior, da Universidade Aston, na Inglaterra, em comunicado.
Para a pesquisa, foram usados vídeos de líderes políticos do Reino Unido veiculados nas eleições de 2019, que foi vencida por Boris Johnson, à frente do Partido Conservador.
O Partido Trabalhista e o Liberais Democratas ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Os voluntários recrutados se identificaram como partidários de cada um desses partidos principais. Eles assistiram ao mesmo vídeo dos três líderes de cada partido antes e depois das eleições, e sua resposta emocional aos sorrisos dos políticos foi avaliada.
Trabalhos anteriores já haviam visto que observadores julgam a presença ou a falta de comportamentos de liderança a partir de expressões faciais e sinais não verbais no geral. Apesar disso, poucas pesquisas estudaram esse efeito nos eleitores fora dos Estados Unidos.
O candidato que provocou mais reações no estudo foi Boris Johnson.
A imagem de seu sorriso afiliativo quando vencedor provocou um aumento da felicidade e afinidade de todos os grupos de eleitores em comparação com as imagens de antes da eleição. Até mesmo aqueles partidários dos perdedores tiveram uma diminuição do efeito geral negativo.
No entanto, o sorriso de recompensa de Johnson não teve o mesmo efeito. Ao vê-lo após a eleição, os apoiadores do Partido Trabalhista demonstraram um nível maior de raiva e angústia. Já os outros candidatos não alteraram significativamente as reações dos eleitores.
“Um sorriso não pode vencer uma eleição por si só. Mas o apelo pessoal de Johnson transcendeu as políticas do partido, conectando-se com pessoas que não haviam planejado votar nele”, explica o coautor Nick Lee, da Escola de Negócios da Universidade de Warwick, no Reino Unido.
Com eleições programadas para ocorrer em 2024 em vários continentes, os pesquisadores veem uma utilidade acentuada na pesquisa.
“Como quase todos os políticos envolvidos nessas campanhas eleitorais farão uso total da mídia de transmissão para alcançar os eleitores, é fundamental entender a eficácia de suas exibições não verbais na mudança da preferência de voto”, disse Senior.
Descrição Jornalista
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