Comportamento 18/07/2025 12:57
Solidão causa o mesmo dano que fumar 15 cigarros por dia, explica neurologista

Os efeitos da solidão no cérebro foram tema do programa CB.Saúde desta quinta-feira (17/7) — uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília.
As jornalistas Carmen Souza e Paloma Oliveto conduziram o bate-papo com Leandro Freitas, professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), doutor em Neurologia e Neurociências.
Ele abordou o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que comparou os danos da solidão aos provocados por quem fuma 15 cigarros por dia.
Freitas destacou que há várias questões a serem consideradas, no que se refere à forma como a saúde é afetada pela solidão.
“A primeira delas é que o cérebro é feito de presença. Sempre que falamos em sistema nervoso, estamos falando de interação, e essa interação é feita com pessoas. Quando nos isolamos, deixamos de receber estímulos essenciais: visuais, auditivos, olfativos.Tudo isso alimenta o nosso sistema nervoso. É simples: se eu não estou utilizando essas células, elas entram em um processo de morte programada. Isso aumenta o risco de demência, de doenças neurodegenerativas. O cérebro começa a atrofiar”, explicou.
Segundo ele, às vezes, as pessoas tentam separar o cognitivo do fisiológico, mas o psicológico é uma construção biológica. O especialista disse que isso o preocupa. “No mundo primitivo, a gente sobrevivia por meio das interações.
Até dois séculos atrás, não existiam relatos das condições neurológicas que enfrentamos hoje. Estamos desenvolvendo uma nova forma de viver, hiperconectada, tecnológica, para a qual nosso corpo, nossa biologia, ainda não está preparado”, analisou.
O especialista ressaltou ainda que as redes sociais não ajudam a aliviar a solidão e que isso é um fato comprovado pela ciência. Freitas pontuou que existem estudos que mostram que, mesmo uma videochamada, não substitui a presença física.
“Isso nos engana, porque cria a falsa sensação de companhia. Tenho milhares de seguidores nas redes, participo de vários grupos no WhatsApp, mas, ainda assim, posso estar só. Essa sensação de presença é mascarada. Por isso, a romantização das redes sociais precisa ser questionada”, alertou
Deu em Correio Braziliense
Descrição Jornalista
EUA avaliam revogar vistos de novas autoridades brasileiras
25/10/2025 12:27
Metanol no vinho e na cerveja: essas bebidas podem ser contaminadas? Entenda
03/10/2025 08:37 783 visualizações
Cuidado com o vinho barato! Intoxicação por metanol acende alerta no Brasil
05/10/2025 12:55 690 visualizações
Hospital Memorial divulga boletim médico sobre estado de saúde do ex-governador Fernando Freire
08/10/2025 05:00 392 visualizações
Casal é condenado por ‘se beijar excessivamente’ a bordo de avião
06/10/2025 04:38 382 visualizações
Imagens impressionantes: Megaengarrafamento reúne dez milhões de carros após feriadão na China
11/10/2025 07:30 375 visualizações
Morre a produtora cultural Candinha Bezerra, esposa do ex-senador Fernando Bezerra
13/10/2025 14:00 318 visualizações
Pernas inquietas: a razão psicológica por trás do movimento constante que muitos fazem sem perceber
02/10/2025 05:28 309 visualizações
O que significa esquecer o nome de certas pessoas, segundo a psicologia
22/10/2025 04:42 269 visualizações
Milton Nascimento recebe diagnóstico de demência aos 84 anos
02/10/2025 10:12 253 visualizações
Careca do INSS enviou R$ 2 milhões via Pix para ex-diretor do órgão
03/10/2025 07:36 251 visualizações
