Comércio 21/08/2023 17:31
Sistema Fecomércio RN adere à campanha Sinal Vermelho contra violência doméstica
Instituições são pioneiras na adesão e reforçam as ações implantadas pelo Sistema Comércio dentro do Agosto Lilás, que visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Principal legislação de defesa da mulher, a Lei Maria da Penha completou 16 anos neste mês. Por isso, foi instituído a campanha “Agosto Lilás”, que visa conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.
Nesse sentido, o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Rio Grande do Norte aderiu, de forma pioneira, ao programa de cooperação e o código “Sinal Vermelho”, criada pela Lei Municipal nº 7.315/2022.
A iniciativa visa apoiar às mulheres que estão em situação de vulnerabilidade por meio de ações de integração e cooperação com repartições públicas e privadas, além de estabelecimentos como farmácias, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, shopping e supermercados.
O sinal vermelho contra a violência doméstica foi criado para atender à necessidade urgente de proporcionar um acesso rápido e discreto às mulheres que, por diversas razões, se encontram impossibilitadas de pedir ajuda.
De acordo com a legislação, as mulheres que estiverem nesses ambientes e estão submetidas a algum tipo de violência doméstica poderão sinalizar discretamente, por meio de um X desenhado em vermelho na palma da mão.
A partir do reconhecimento desse código, os colaboradores do estabelecimento poderão prestar assistência à vítima, oferecendo encaminhamento e apoio necessários.
“Inicialmente, nós vamos aderir à campanha com o Restaurante do Sesc Rio Branco e com o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. Teremos apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que irá fornecer o treinamento que os nossos colaboradores precisam, porque não é só identificar, é preciso acolher a mulher em situação de vulnerabilidade e oferecer suporte necessário”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Ao longo do mês, também estão sendo promovidas oficinas destinadas aos colaboradores do Sistema Fecomércio RN sobre a importância do Agosto Lilás, além de apresentada a legislação de proteção e combate à violência contra as mulheres e esclarecimento e conscientização sobre questões que envolvem assédio contra à mulher no ambiente de trabalho.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Teia Potiguar 2026 define delegação para etapa nacional
02/03/2026 20:39
Pensar vira habilidade ainda mais premium na era da IA
02/03/2026 19:27
Entidade defende que Lula não tem mais direito à reeleição
02/03/2026 18:14
Grupo terrorista Talibã libera que homens espanquem suas esposas
02/03/2026 17:17
Qual o efeito do consumo de café em pacientes diabéticos?
02/03/2026 17:00
Ataque ao Irã deve pressionar preço de combustíveis, dizem especialistas
01/03/2026 04:44 88 visualizações
02/03/2026 06:21 87 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 85 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 82 visualizações
Mostra homenageia Assis Marinho e reforça política cultural do Governo do Estado
01/03/2026 07:43 76 visualizações
Jovens médicos começam a carreira no ‘escuro’, alerta estudo
01/03/2026 08:11 72 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 69 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 66 visualizações
RN é o 2º estado do país com mais adultos obesos, diz Ministério da Saúde
01/03/2026 06:50 63 visualizações