Emprego 18/09/2025 04:31
Senado demite Eduardo Bueno, o “Peninha”, após fala sobre morte de Charlie Kirk

O historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, foi afastado do Conselho Editorial do Senado nesta quarta-feira (17), após repercussão de um vídeo em que ironizou a morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, aliado de Donald Trump.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse ter determinado a demissão imediata de Bueno, ordenando ao presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que oficializasse o afastamento.
“Um absurdo aquele vídeo. Liguei para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, e disse: ‘Vídeo de retratação não vai resolver. Procure esse rapaz que você contratou e demita-o’. Se ele não fosse demitido, eu o faria amanhã. Ele já afastou esse servidor, e não precisou que esta Presidência o afastasse”, declarou Alcolumbre.
No vídeo que circulou nas redes sociais, Peninha afirmou: “É sempre triste um ativista morrer pelas suas ideias, exceto Charlie Kirk”. A fala gerou forte reação de parlamentares da direita e pressão sobre o Senado para que tomasse providências.
A polêmica também teve reflexos fora do Congresso: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) cancelou um evento com o escritor após a repercussão negativa.
Arrependido por não ter agido antes, Alcolumbre acrescentou:
“Eu quero pedir desculpa ao Brasil, porque, no dia e na hora em que esse vídeo chegou ao meu conhecimento, era para eu ter demitido esse rapaz, porque, se a gente está criticando lá, a gente tem que fazer cá.”

Descrição Jornalista
Lula abre ano eleitoral com menor vantagem dos últimos 16 anos
01/02/2026 11:08
Como identificar pessoas interesseiras, segundo a psicologia
01/02/2026 10:39