Petróleo 14/02/2020 09:17
Sebrae terá projeto estruturante para petróleo e gás no RN
O Sistema Sebrae deverá desenvolver um projeto estruturante nos estados onde há produção e exploração de petróleo e gás natural para atender as empresas que ofertam bens e serviços a cadeia de valor das operadoras independentes.

O Sistema Sebrae deverá desenvolver um projeto estruturante nos estados onde há produção e exploração de petróleo e gás natural para atender as empresas que ofertam bens e serviços a cadeia de valor das operadoras independentes.
Esse foi um dos resultados das discussões do Encontro Nacional de Gestores do Projeto de Óleo e Gás do Sebrae, que foi realizado entre os dias 10 e 12, em Natal.
Representantes dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A proposta do novo projeto é criar uma base de atendimento dos fornecedores atuais e de empresas com potencial para se inserirem nessa cadeia produtiva dentro do cenário atual de abertura de mercado e da entrada de novos players no setor, como as operadoras independentes, levando em conta as particularidades de cada estado em termos de produção e exploração offshore e onshore. Esse novo contexto vai requerer fornecedores mais competitivos.
“A ideia é aproximar o Sebrae dessas empresas e torná-las mais competitivas, aumentando a sua produtividade e buscando inseri-las na cadeia de valor dessas companhias independentes”, avaliou a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt, durante o encontro, que contou também o gestor do Projeto de Petróleo e Gás no RN, Robson Matos, e da gestora do projeto no Sebrae Nacional, Juliana Borges.
O momento em que o setor atravessa exige novas demandas, que são distintas do cenário à época em que a Petrobras detinha o monopólio da cadeia. As novas operadoras, apesar da capacidade de investimento, são companhia menores e que vão exigir empresas cada vez mais enxutas e mais competitivas nas suas bases de fornecedores.
A expectativa de oportunidades que deverão surgir e o objetivo desse novo projeto seria preparar as empresas dentro dessa nova realidade para absorver essas demandas.
Só para se ter uma noção do novo cenário e das possibilidades de negócios que deverão se descortinar nos próximos anos, basta saber que somente a empresa Potiguar E&P S.A, subsidiária da Petrorecôncavo S.A, investiu R$ 266 milhões para aquisição de 34 campos de produção terrestre de petróleo situados na bacia potiguar.
A empresa deverá investir US$ 150 milhões nos próximos cinco anos para exploração de óleo e gás, o que vai demandar uma rede de empresas.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
As 4 características de quem sempre chega cedo aos compromissos
23/06/2026 17:41
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 256 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 205 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 205 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 201 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 201 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 195 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 187 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 172 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 169 visualizações