Comportamento 18/05/2025 12:12
Se você usa essas frases regularmente, você é mais educado do que a maioria das pessoas. Palavra de especialista

John Bowe é especialista em falar em público e, em seu livro I Have Something to Say: Mastering the Art of Public Speaking in an Age of Disconnection, ele explica algo que há frases com as quais demonstramos respeito ao nosso interlocutor.
Certas frases recorrentes são um sinal de “boas maneiras” e garantem uma comunicação fluida, o que é vital para todos os nossos relacionamentos.
O especialista revelou todas elas, mas agora a pergunta é: quantas delas você usa?
A psicóloga Iria Reguera, explica que praticar a gratidão é cuidar dos outros e também de nós mesmos, além de ser a chave para a felicidade.
Dizer “obrigado” é demonstrar respeito pela pessoa que está à nossa frente. Pode ser um “obrigado por me dizer isso, eu precisava ouvir isso” quando recebemos um elogio ou uma crítica construtiva.
Agradecer a outra pessoa por sua intervenção é uma forma de criar um ambiente agradável. “Obrigado por sua pergunta, é muito interessante que você tenha percebido isso”, é a frase de um professor que conquista os alunos.
Você não sabe como é gratificante ouvir alguém dizer “adoro o seu estilo com essa saia”. Além disso, é uma ótima maneira de conhecer alguém.
Essa frase se aplica a qualquer coisa que gostamos na pessoa que está à nossa volta. E certamente só precisamos olhar um pouco para identificar algo que usaríamos, que gostamos do jeito que ela usa ou que combina com ela. Não é difícil. Uma cor de unha, um penteado, os brincos, o estilo…
Que prazer é estar contando algo, qualquer coisa, e seu parceiro, por exemplo, dizer “Que interessante”. Não apenas porque nos sentimos ouvidos, mas também porque isso nos faz sentir valorizados.
O efeito que um sorriso tem sobre nós é culpa dos chamados neurônios-espelho em nosso cérebro, que imitam o que veem nos outros. Se mostrarmos um rosto amigável, é provável que a resposta também seja amigável.
No caso de encerramento de conversas, substituir o “adeus” por “tenha um bom dia” é uma maneira de deixar a outra pessoa com um ótimo gosto na boca e um sorriso no rosto.
A escuta ativa é fundamental se quisermos nos comunicar adequadamente. E é especialmente interessante na resolução de conflitos. Quando usamos a escuta ativa, a outra pessoa recebe uma mensagem clara de que está sendo ouvida e compreendida, e é tão fácil de usar quanto parafrasear o que ela disse quando termina de falar.
Por exemplo, “o que entendi que você disse é que isso o incomodou…” ou simplesmente “quero ter certeza de que entendi corretamente, você quer me dizer…”.
Isso não apenas nos dará tempo para pensar, mas a pessoa com quem estamos conversando sentirá que é importante e que está sendo ouvida. Uma vantagem se estivermos falando de um conflito. Isso é algo que podemos usar nos relacionamentos com a técnica do banco de neblina explicada pela psicóloga Maria Esclapez.
Vamos imaginar que estamos discutindo algo. Observe que usamos a palavra discutir e não brigar, porque é possível discutir bem. Quando conversamos com outra pessoa que pensa diferente de nós, apenas questionando se a outra pessoa está certa, estaremos aproximando posições. Um “você pode estar certo” é a chave para continuar a conversa e evitar que ela se agrave.
Acreditar que estamos sempre certos está muito longe da verdade. Ninguém está certo o tempo todo e, quando estamos errados, não há problema algum em dizer isso. De fato, é a coisa mais honesta que podemos fazer: admitir que estamos errados.
Negar as evidências e insistir que sempre temos a certeza absoluta é, de certa forma, fugir de nossa responsabilidade e ignorar o fato de que estivemos errados, algo que uma pessoa genuína jamais faria.
Falamos sobre a importância de pedir desculpas a um parceiro, mas a verdade é que pedir desculpas deveria estar no manual de boas práticas em qualquer tipo de relacionamento. De fato, é uma parte fundamental da responsabilidade emocional e também quando estamos nos comunicando com outra pessoa.
Estar ciente de que nossas palavras podem ferir os outros é um sinal de inteligência emocional, e pedir desculpas quando isso acontece é essencial se não quisermos que a comunicação termine abruptamente.
Há uma falsa tendência de que pedir ajuda é um sinal de fraqueza, quando, na verdade, é um sinal de humanidade. Os seres humanos são sociais e precisam dos outros, portanto, precisar de ajuda é algo comum. Para Bowe, “ninguém gosta de receber ordens, mas a maioria de nós gosta de receber pedidos de ajuda”.
O especialista nos diz um truque extra de que gostamos cada vez mais. Fique em silêncio. Não estamos falando de não dizer uma palavra, mas de responder com silêncio a uma falta de respeito, por exemplo.
Deu em MSN
Descrição Jornalista
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 116 visualizações
02/12/2025 04:30 103 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 94 visualizações
02/12/2025 07:37 92 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 86 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 84 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 78 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 76 visualizações
03/12/2025 08:07 68 visualizações
