Prefeitura de Natal 28/12/2020 15:11
Ronda de Proteção Escolar em Natal completa seis anos de atuação com bons resultados
A comunidade escolar da rede pública de ensino da capital potiguar tem à disposição um importante aliado em segurança pública.

A comunidade escolar da rede pública de ensino da capital potiguar tem à disposição um importante aliado em segurança pública.
Há seis anos, as 146 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do Município contam com o apoio fundamental das equipes da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN), que executam um trabalho de segurança preventiva para proteger alunos, pais, professores e funcionários.
A iniciativa é um sucesso e acontece por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME). “O esforço conjunto vem alcançando o objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades”, define o prefeito Álvaro Dias.
A Ronda Escolar da Guarda Municipal conta diariamente com uma estrutura composta por viaturas e guardas municipais, que em seus dias de folga recebem diárias operacionais para executarem o patrulhamento preventivo.
Todas as escolas municipais são patrulhadas 24h e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.
A estratégia de atuação das equipes da Rope se baseia em três pilares. O primeiro é o trabalho de patrulha e visitas regulares em todas as unidades da rede pública do Município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas.
Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, estão as ações sociais preventivas em que os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e aliado no combate à violência.
Ao longo desse período, o grupamento passou a ser imprescindível nas escolas municipais, devido ao trabalho de policiamento comunitário que une Guarda Municipal, gestão escolar, servidores e estudantes, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
“O Rope é o braço de proteção das escolas municipais, não somente garantindo a segurança da comunidade escolar, mas também agindo de maneira humanitária durante todo esse período de pandemia, contribuindo na organização e na distribuição de cestas de alimentos às famílias dos nossos estudantes”, enaltece a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Mônica Santos.
O comandante da GMN, Alberfran Grilo, alerta e destaca que os benefícios do patrulhamento do Rope são bem mais amplos, contemplando toda a cidade .
“Todas as áreas das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esporte, com o intuito de prevenir atos criminosos e de violência. Esse trabalho já é responsável pela diminuição do número de arrombamentos, de vandalismo e de violência praticada dentro das escolas municipais de Natal”, contabiliza o comandante.
Crédito da Foto: Semdes/PMN.

Descrição Jornalista
Perigo de extinção: abate de 60 mil jumentos por ano ameaça espécie
22/03/2026 12:42
Trump celebra morte de ex-diretor do FBI: “Que bom, estou contente”
22/03/2026 11:31
02/03/2026 06:21 248 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 217 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 212 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 198 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 197 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 189 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 189 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 177 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 165 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 154 visualizações