Mandato Parlamentar 25/03/2023 08:50
Rogério Marinho pede ao STF para que Lula seja incluído em inquérito das fake news
O motivo da notícia-crime é a fala do presidente de que a operação para desarticular um plano da facção criminosa PCC para matar autoridades era uma “armação” do senador Sérgio Moro.
O líder da Oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), encaminhou nesta sexta-feira (24) pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja incluído no Inquérito 4781, que apura a produção de desinformação contra o Judiciário.
O motivo da notícia-crime é a fala do presidente de que a operação para desarticular um plano da facção criminosa PCC para matar autoridades era uma “armação” do senador Sérgio Moro.
Na quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu uma série de diligências com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que “pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro em pelo menos cinco unidades da federação”.
No dia seguinte, Lula duvidou dos fatos descobertos e atribuiu o trabalho da Justiça e da Polícia Federal a uma “armação” do senador Sérgio Moro.
“Questionar o trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, sem qualquer embasamento, é atentar contra as instituições republicanas. O direito à liberdade de expressão do Presidente da República não é absoluto”, afirma o pedido encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes.
“Tais episódios, relatados e provados, demonstram reprovável conduta adotada pelo Exmo. Senhor Presidente da República, de se utilizar das prerrogativas do cargo para divulgar informações falsas e, assim, desacreditar sérias investigações conduzidas pela Polícia Federal e acompanhadas pelo Poder Judiciário Federal, além de atentar contra o exercício do mandato parlamentar de um Senador da República”, acrescenta.
O senador Rogério Marinho também encaminhou representação à Advocacia Geral da União (AGU), responsável pela Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, instância destinada ao enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas.
Na peça, apresentou novas manifestações de Lula contra Sérgio Moro proferidas nesta semana.
Descrição Jornalista
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 206 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 181 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 169 visualizações
01/09/2025 12:24 158 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 155 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 134 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 124 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 117 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 113 visualizações