Sem categoria 15/03/2017 05:14
Rogério Marinho defende contribuição sindical opcional
O relator da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados, Rogério Marinho (PSDB/RN), afirmou nesta terça-feira que incluirá, em seu relatório, o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Para ele, o empregado deve ter a opção de escolher se quer ou não contribuir com um dia de trabalho para o sindicato.
O relator da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados, Rogério Marinho (PSDB/RN), afirmou nesta terça-feira que incluirá, em seu relatório, o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Para ele, o empregado deve ter a opção de escolher se quer ou não contribuir com um dia de trabalho para o sindicato.
O mesmo deve ser aplicado para a contribuição dos empregadores a sindicatos patronais.
Para Marinho, a medida vai evitar que sindicatos fracos, que recebem a contribuição mas fazem pouco pelo trabalhador, sigam funcionando.
— Existem sindicatos fortes, mas existem sindicatos pelegos, que não representam sua categoria, de alguém que usa uma pasta debaixo do braço pra receber uma contribuição obrigatória. Hoje eu tenho convicção de que há necessidade de tornar opcional a contribuição sindical, retirar essa obrigatoriedade.
Segundo ele, as contribuições somaram, nos últimos 5 anos, R$ 15 bilhões. Questionado se a medida não enfraqueceria os sindicatos, ele disse que isso já foi conversado com os representantes dos trabalhadores. Para Marinho, a medida vai democratizar o processo de representação sindical.
— A gente tem escutado dos operadores do direito, dos próprios líderes sindicais, que essa é a grande crítica: a falta de democracia sindical no país. Se você tem a possibilidade de buscar o sindicato que melhor o representa, é evidente que você está democratizando esse processo.
Deu em O Globo

Descrição Jornalista
O que acontece quando você sai das redes sociais?
17/02/2026 15:16
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 195 visualizações
Boris Casoy acerta com o SBT e volta à TV após quatro anos
06/02/2026 07:30 180 visualizações
03/02/2026 15:54 180 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 174 visualizações
“Norte do Brasil tem mulheres mais feias do mundo”, diz e-mail de Epstein
05/02/2026 07:35 157 visualizações
Empresário potiguar Silvio Bezerra lança autobiografia nesta quarta (04), na FIERN
04/02/2026 05:06 148 visualizações
Reforma tributária muda regras de contratos de aluguel; entenda o que já vale
06/02/2026 09:02 139 visualizações
Semurb alerta produtores de eventos sobre prazos para licenciamento no Carnaval
03/02/2026 17:07 133 visualizações
Dinheiro dos precatórios dos professores da UFRN foi incluído no orçamento de 2027, garante TRT-RN
09/02/2026 15:44 130 visualizações