Pandemia 12/01/2022 18:27
Risco de morte por Covid-19 é até 4,4 vezes maior entre jovens obesos
Estudo brasileiro publicado na revista científica The Lancet apontou para aumento na mortalidade de pacientes entre 20 e 39 anos

Na edição desta quarta-feira (12) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes comentou um estudo brasileiro publicado na revista científica The Lancet, que aponta os índices de contribuição da obesidade em mortes pela Covid-19.
O estudo afirma que, em pacientes de 20 a 39 anos que sofrem de obesidade, as chances de óbito são 4,4 vezes maior do que em pacientes saudáveis.
Em pessoas de 40 a 59 anos, as chances são 2,7 vezes maior. Já em idosos, o fator é multiplicado em 1,6 vez. Em casos de pacientes obesos que também possuem diabetes ou doenças cardiovasculares, o aumento é considerado “significativo”.
Em entrevista à CNN, o cirurgião do aparelho digestivo Rodrigo Barbosa falou sobre a importância do estudo. “O aumento é bem expressivo, principalmente quando associado a outras doenças. Isso nos faz lembrar que a obesidade por si só é uma doença que aumenta os fatores inflamatórios do corpo, que traz uma restrição respiratória importante e dificulta a recuperação da Covid-19“, afirmou.
Para Fernando Gomes, o risco indicado pelo estudo é preocupante, mas pode ser reduzido com o tratamento adequado. “O risco pode ser contornado através de se buscar um tratamento e um apoio profissional adequado para o indivíduo voltar ao seu padrão mais saudável.”
“O que sabemos é que o indivíduo com obesidade, com excesso de gordura no corpo, tem uma predisposição a uma resposta inflamatória muito mais exacerbada”, destacou.
O neurocirurgião relembrou as “fases” do coronavírus no corpo humano, que se inicia através da reprodução do microrganismo. A fase mais grave e capaz de comprometer a saúde, porém, é a inflamatória, que surge na sequência.
Em corpos onde o surgimento e a frequência de inflamações são maiores do que o comum em diversos órgãos a situação de risco é ampliada, explicou o médico.
Gomes finalizou destacando que, além da vacinação e de um estilo de vida saudável, com alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, o controle e identificação da obesidade também é uma forma de evitar casos severos da Covid-19.
“Isso é importante e de uma maneira ativa, saindo da situação de risco e de ter uma complicação mais grave do coronavírus”, disse.
Deu em CNN

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 240 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 210 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 205 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 190 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 187 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 183 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 182 visualizações
Presidente do PT admite derrota ‘nas ruas’ e chama Flávio Bolsonaro de ‘pedra no sapato’
01/03/2026 12:47 171 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 169 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 161 visualizações