Governo do Estado 07/07/2024 05:41
Rio Grande do Norte sedia 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria”
Evento se estenderá até o dia 9 de julho reunindo mulheres de todo Brasil; abertura contou com presença da ministra Aparecida Gonçalves

A governadora Fátima Bezerra participou da abertura do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria” que aconteceu neste sábado, 6 de julho, no auditório da Escola do Governo.
O evento, que se estenderá até o dia 9 de julho, reúne mulheres de todo o Brasil em debates e seminários voltados para temas cruciais na defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência.
Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância do encontro e da participação da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e reafirmou o compromisso do Governo do RN com a temática.
“Quero expressar aqui a alegria do Rio Grande do Norte em sediar este encontro nacional da Marcha Mundial das Mulheres. Contamos com a participação de mais de mil mulheres vindas de vários lugares do Brasil. A presença da nossa ministra aqui é muito significativa, pois simboliza o compromisso do Governo Federal com a agenda de defesa dos direitos das mulheres. Este encontro, sobretudo, renova nossa mobilização social para que não haja retrocessos e para que possamos avançar cada vez mais em direção a uma vida com direitos, dignidade e sem violência”,
Com a presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, o encontro homenageou Nalu Faria, feminista e uma das figuras mais importantes da militância nacional, falecida em outubro de 2023.
Nalu foi coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres e integrante da Sempreviva Organização Feminista, deixando um legado inspirador para a luta pelos direitos das mulheres no Brasil.
“Este é um momento muito importante. As mulheres estão mostrando que sempre estiveram nas ruas, sempre estão mobilizadas, com a capacidade de pensar e reinventar a história e o Brasil. A Marcha Mundial das Mulheres mais uma vez demonstra isso. São mais de mil mulheres fazendo um debate político de conjuntura, garantindo e mostrando que o lugar da mulher é onde ela quiser”, destacou a ministra Aparecida Gonçalves.
Durante o encontro, a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) ofereceu o serviço do Ônibus Lilás, unidade móvel dedicada à prevenção da violência contra a mulher e à ouvidoria de direitos humanos.
A ação se soma a diversas outras iniciativas do Governo do RN no enfrentamento à violência contra as mulheres e na promoção da igualdade de gênero, como a reativação do Comitê Estadual Intersetorial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres e a criação do Fundo Estadual de Políticas para as Mulheres.
A Marcha Mundial das Mulheres, organizada a partir de uma perspectiva anticapitalista, internacionalista e antirracista, está presente em 21 estados brasileiros e em cinco regiões do mundo, incluindo as Américas, África, Ásia-Oceania, Europa, Norte da África e Oriente Médio.
“Nesses quatro dias, discutiremos várias questões. Vamos afinar nosso debate sobre a conjuntura e o impacto na vida das mulheres, discutir nossas lutas e resistências, e fortalecer nosso processo de organicidade. A partir desse encontro, também definiremos uma agenda de lutas para o próximo período”, explica Rejane Medeiros, coordenadora estadual da Marcha e responsável pela organização do encontro na capital potiguar.
Um ato público será realizado na segunda-feira (08).
“É um momento importante em que as militantes da marcha, assim como representantes de movimentos aliados, estarão presentes para nos fortalecermos mutuamente, construir a agenda conjuntamente e avançar nas políticas públicas para as mulheres no Brasil”.
Acompanharam a governadora as secretárias estaduais Olga Aguiar, das Mulheres, e Iris Oliveira, da Assistência Social, a secretária extraordinária da Cultura, Mary Land Brito, e a adjunta da Administração Penitenciária, Armeli Brennand. Participaram, ainda, a deputada federal Natália Bonavides, a deputada estadual Isolada Dantas, as vereadoras Brisa Bracchi, de Natal, Rayssa Aline, de Currais Novos Thabatta Pimenta, de Carnaúba dos Dantas.
Também participaram do dispositivo de abertura: Maria Fernanda Marcelino – coordenação Nacional da Marcha Mundial das Mulheres; Amanda Corcino – secretária Nacional da Mulher Trabalhadora; Steffani Maria – diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes; Lucineia Freitas – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Mariah Fernandes – CONAQ Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos; Melayne Macedo – CMP Central de Movimentos Populares; deputada Federal Ana Pimentel: vereadora em representação das vereadoras militantes da Marcha Mundial das Mulheres; Maria Gonçalves – MAB Movimento dos Atingidos por Barragens e Mazé Moraes – Marcha das Margaridas e Marcha Mundial das Mulheres.
Fonte e foto: Assessoria
Descrição Jornalista
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 84 visualizações
02/12/2025 04:30 76 visualizações
02/12/2025 07:37 64 visualizações
Combate ao narcotráfico: ‘O Exército se recusa a fazer controle mais efetivo das fronteiras’
01/12/2025 09:57 62 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 60 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 60 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 55 visualizações
Atlas/Bloomberg: desaprovação de Lula volta a subir e chega a 50,7%
02/12/2025 11:18 51 visualizações
02/12/2025 05:24 47 visualizações
