Tecnologia 10/10/2023 15:00
Rede de vírus infecta mais de 100 modelos TV Box; entenda
Malwares eram carregados de fábrica nos aparelhos, principalmente em dispositivos chineses

Pesquisadores em segurança descobriram rede de vírus que contaminou mais de 74 mil dispositivos Android de todo o mundo.
A rede de malware, chamada de BADBOX, focava em dispositivos voltados para entretenimento, como TV Boxes.
Os especialistas descobriram que os malwares eram carregados de fábrica nos aparelhos, principalmente em dispositivos de fabricantes chinesas.
A contaminação acontecia por meio de aplicativos maliciosos que abriam anúncios de forma oculta, gerando cliques e engajamento sem que o usuário percebesse, enquanto os criminosos recebiam os ganhos financeiros.
A campanha de malware BADBOX conseguiu atingir pelo menos 227 países, incluindo o Brasil, devido ao baixo custo das set-top boxes e à disponibilização dos dispositivos em grandes varejistas globais.
Alguns dos aparelhos mais populares entre os contaminados no Brasil incluíam modelos, como:
Uma das principais ameaças da BADBOX era um malware conhecido como Triada, que está ativo desde 2016 e é capaz de infectar todos os dispositivos de um aparelho, inclusive componentes do Android.
O Triada permitia o download de módulo focado em golpes envolvendo anúncios, que eram exibidos no navegador nativo dos dispositivos, mas sobrepostos pela própria interface, de forma imperceptível para o usuário.
Outra praga, conhecida como Peachpit, era ativada sempre que o aparelho estava sendo utilizado.
Ela era responsável por mais de quatro trilhões de requisições de anúncios por dia, via 39 aplicativos contaminados.
Embora os especialistas também tenham encontrado softwares perigosos para o iOS, o alcance da campanha de malware na plataforma da Apple era bem menor, devido às restrições do sistema operacional.
Apesar de o foco da BADBOX ser fraudes em anúncios, os malwares responsáveis pela infecção também tinham capacidades adicionais, permitindo a instalação de novos vírus pelos criminosos.
Além disso, os dispositivos contaminados poderiam ser utilizados em campanhas de disseminação de spam, criação de contas falsas em serviços de e-mail e mensagens, ou até mesmo roubo de dados, tudo sem o conhecimento do usuário.
No momento em que a Human Security divulgou a informação, os servidores responsáveis pelo Peachpit não estavam mais ativos, o que poderia indicar o fim da onda de ataques ou a reconfiguração da campanha de malware para futuras ações.
Para combater a ameaça, os pesquisadores entraram em contato com as fabricantes de dispositivos, informando sobre a presença de malware em seus produtos.
Uma empresa não mencionada liberou atualizações que impediam o funcionamento dos malwares em todos os seus aparelhos e alguns dos aplicativos contaminados também receberam correções.
Deu em Olhar Digital

Descrição Jornalista
8 maneiras de se tornar uma pessoa mais gentil
29/04/2026 10:24
Governo libera R$ 330 milhões para segurar preço do gás de cozinha
29/04/2026 07:02
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 296 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 254 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 254 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 252 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 250 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 250 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 234 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 211 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 196 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 196 visualizações