Eleições 06/10/2024 06:15
Quaest em Natal, votos válidos: Paulinho Freire tem 37%; Carlos Eduardo, 35%; e Natália, 25%
Levantamento foi feito entre 4 e 5 de outubro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O número acima é calculado com base no resultado em votos válidos, que é a forma como o TSE divulga o resultado oficial das eleições. Para este cálculo, foram levadas em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade de Natal.

Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (5) com os votos válidos da disputa para Prefeitura de Natal mostra o candidato Paulinho Freire (União) com 37%; Carlos Eduardo (PSD) com 35%, e Natália Bonavides (PT) com 25%.
Pela margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário indica empate técnico entre Paulinho Freire e Carlos Eduardo.
Em seguida aparecem Rafael Motta (Avante) com 3%; Hero (PRTB) e Nando Poeta (PSTU) não somaram, individualmente, 1%.
A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 1.000 pessoas de 16 anos ou mais em Natal, nos dias 4 e 5 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-09512/2024. A margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Veja os números:
Para calcular os votos válidos, que é a forma como o TSE divulga o resultado das eleições, a Quaest levou em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade de Natal.
Além disso, nos votos válidos, considera também o nível de probabilidade de os eleitores saírem de casa para votar, ou seja, o nível de engajamento dos eleitores de cada candidato – é o modelo likely voter, que considera eleitores com maior propensão a votar.
“Na Quaest nós combinamos dados oficiais do TSE, que retratam o padrão e o histórico de comparecimento nas últimas eleições, com perguntas para identificar a motivação, o interesse e o grau de participação de cada eleitor em eleições anteriores. Reunindo esses dois dados é que a gente cria o modelo, quase um algoritmo, no qual a gente atribui para cada indivíduo na amostra, um peso, uma probabilidade, uma chance de ir votar no domingo”, explicou Felipe Nunes, diretor da Quaest.
“É dessa forma que a gente pretende tornar a pesquisa ainda mais precisa e informativa, para o eleitor que vai votar no domingo”.
O levantamento também mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja os resultados:
Nando Poeta (PSTU) não foi citado.
Em um eventual segundo turno na disputa pela Prefeitura de Natal, os números mostram que Carlos Eduardo (PSD) ficaria empatado tecnicamente com Paulinho Freire (União) e derrotaria Natália Bonavides (PT).
Carlos Eduardo x Paulinho Freire
Carlos Eduardo x Natália Bonavides
Deu em G1/RN

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 280 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 250 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 247 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 242 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 226 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 223 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 221 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 197 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 193 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 175 visualizações