Prefeitura de Natal 29/04/2022 17:02
Programa Natal Mais Verde muda paisagismo de canteiros de Natal
De acordo com a coordenadora do Programa Natal Mais Verde, Shirley Moreira, a utilização do material de compostagem está proporcionando a recomposição dos canteiros, muitos dos quais castigados por erosões devido à ação das chuvas.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura do Natal, tem realizado parcerias com empresas e cidadãos para a adoção de canteiros, praças e áreas verdes nas quatro regiões da cidade.
Ano passado, o programa fechou 69 parcerias, contribuindo significativamente para melhorias no paisagismo urbano de Natal.
A mais recente parceria do programa é a adoção de um canteiro pela empresa Turquesa Esmaltaria, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1388, no bairro do Tirol.
A Semsur limpou o terreno, preparou e fortaleceu o solo para poder receber o novo plantio no local. Foram utilizados adubo e material de compostagem e plantadas palmeira real, grama esmeralda, íris, pingo de ouro, mini ixoria e dioneia.
A novidade neste ano é que a Semsur está incrementando um componente nas áreas adotadas. É a utilização de material de compostagem, resultante das podas trituradas das árvores de praças e canteiros de Natal.
De acordo com a coordenadora do Programa Natal Mais Verde, Shirley Moreira, a utilização do material de compostagem está proporcionando a recomposição dos canteiros, muitos dos quais castigados por erosões devido à ação das chuvas.
Além disso, proporciona uma adubação natural do solo, favorecendo o bem-estar e vitalidade das plantas.
Dentre as vantagens em aderir ao programa, o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, ressalta a importância da preservação do espaço público dos canteiros, que tem sido utilizado muitas vezes até para descarte de restos de construção e lixo.
“O resultado é muito compensador. Com a adoção teremos uma área com paisagismo, mais bonita e com um adotante para regar, limpar, cuidar e zelar. Isso repercute diretamente na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirmou o secretário.
O projeto Natal Mais Verde é uma parceria entre a Prefeitura e a sociedade. Pessoas físicas e jurídicas podem adotar áreas verdes, canteiros e praças.
Basta fazer o contato com a Semsur, preencher o cadastro e assinar o termo de compromisso. Após a publicação no Diário Oficial do Município, o adotante se compromete com a manutenção da área e, em contrapartida, o Município oferece o projeto paisagístico e o direito do adotante fazer propaganda no local.
Foto: Semsur/PMN

Descrição Jornalista
Falha global derrubou Facebook e Instagram neste domingo
19/07/2026 14:20
Mbappé passa Messi, mas França cai para Inglaterra em jogo maluco
19/07/2026 13:30
01/07/2026 20:20 217 visualizações
01/07/2026 19:27 201 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 189 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 188 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 158 visualizações
02/07/2026 04:30 148 visualizações
5 alimentos que você nunca deveria consumir com café: o 3º surpreende até nutricionistas
13/07/2026 06:54 145 visualizações
Jornal italiano culpa imprensa brasileira por alimentar ilusões sobre a Seleção
08/07/2026 07:25 143 visualizações
11/07/2026 09:31 142 visualizações
Inmet emite alerta de chuvas intensas para as 167 cidades do RN
04/07/2026 12:42 137 visualizações