Prefeitura de Natal 29/04/2022 17:02
Programa Natal Mais Verde muda paisagismo de canteiros de Natal
De acordo com a coordenadora do Programa Natal Mais Verde, Shirley Moreira, a utilização do material de compostagem está proporcionando a recomposição dos canteiros, muitos dos quais castigados por erosões devido à ação das chuvas.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura do Natal, tem realizado parcerias com empresas e cidadãos para a adoção de canteiros, praças e áreas verdes nas quatro regiões da cidade.
Ano passado, o programa fechou 69 parcerias, contribuindo significativamente para melhorias no paisagismo urbano de Natal.
A mais recente parceria do programa é a adoção de um canteiro pela empresa Turquesa Esmaltaria, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1388, no bairro do Tirol.
A Semsur limpou o terreno, preparou e fortaleceu o solo para poder receber o novo plantio no local. Foram utilizados adubo e material de compostagem e plantadas palmeira real, grama esmeralda, íris, pingo de ouro, mini ixoria e dioneia.
A novidade neste ano é que a Semsur está incrementando um componente nas áreas adotadas. É a utilização de material de compostagem, resultante das podas trituradas das árvores de praças e canteiros de Natal.
De acordo com a coordenadora do Programa Natal Mais Verde, Shirley Moreira, a utilização do material de compostagem está proporcionando a recomposição dos canteiros, muitos dos quais castigados por erosões devido à ação das chuvas.
Além disso, proporciona uma adubação natural do solo, favorecendo o bem-estar e vitalidade das plantas.
Dentre as vantagens em aderir ao programa, o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, ressalta a importância da preservação do espaço público dos canteiros, que tem sido utilizado muitas vezes até para descarte de restos de construção e lixo.
“O resultado é muito compensador. Com a adoção teremos uma área com paisagismo, mais bonita e com um adotante para regar, limpar, cuidar e zelar. Isso repercute diretamente na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirmou o secretário.
O projeto Natal Mais Verde é uma parceria entre a Prefeitura e a sociedade. Pessoas físicas e jurídicas podem adotar áreas verdes, canteiros e praças.
Basta fazer o contato com a Semsur, preencher o cadastro e assinar o termo de compromisso. Após a publicação no Diário Oficial do Município, o adotante se compromete com a manutenção da área e, em contrapartida, o Município oferece o projeto paisagístico e o direito do adotante fazer propaganda no local.
Foto: Semsur/PMN

Descrição Jornalista
Rejeição de Lula atinge 50,6%, mostra pesquisa de opinião
03/04/2026 18:04
As colônias mais obscuras e estranhas da humanidade
03/04/2026 17:44
Evangélicos e protestantes são a mesma coisa?
03/04/2026 15:28
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 108 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 102 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 93 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 90 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 88 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 87 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 86 visualizações
Governo do RN viabiliza retomada de voos entre Mossoró e Recife a partir de setembro
03/04/2026 04:38 73 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 72 visualizações
Assembleia emite nota de pesar pela morte da servidora Kezia Karoliny Alves Tarquino
03/04/2026 04:53 65 visualizações