Presidente do PT ataca Trump e o chama de líder máximo do fascismo - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – Agosto Lilás – 0808 a 0809

Política 04/08/2025 10:37

Presidente do PT ataca Trump e o chama de líder máximo do fascismo

Presidente do PT ataca Trump e o chama de líder máximo do fascismo

O novo presidente do PT, Edinho Silva, ao discutir a aplicação de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, referiu-se ao presidente dos Estados Unidos, Donald , como o “maior líder do fascismo”.

“Nós estamos enfrentando o maior líder do fascismo, que é Donald Trump. (…) Se o Trump que representa o fascismo, nega a urgência climática. Nós temos que dizer não a isso”, afirmou neste domingo, 3, durante encontro nacional do PT.

De acordo com o ex-prefeito de Araraquara, o partido deve se organizar para a eventualidade do presidente  (PT) não concorrer mais a eleições.

“Essa eleição [de 2026] é de fato a eleição mais importante da nossa vida. Nós teremos tarefas fundamentais. Temos a responsabilidade de construir o partido quando o presidente Lula não estiver mais nas urnas disputando o projeto. Ele nos deixa um legado que será fundamental para o resto da nossa existência, mas nós sabemos que ele sempre disputou as eleições nas crises. Após 2026, por direito ao descanso, nós não teremos mais. O seu substituto não será um nome, mas o PT”, disse.

Onze  de seu governo e Lula, que apoiou a “candidatura de Edinho” para a presidência nacional do partido, estavam presentes na cerimônia.

A participação do ex-ministro José Dirceu, condenado durante o “Mensalão”, também foi registrada no evento.

Ele foi ovacionado pela militância petista com gritos de “Dirceu guerreiro do povo brasileiro”

Taxação de bancos e bets

Neste domingo, 3, a Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reiterou sua defesa pela taxação de bancos e bets.

“Nós precisamos combater a injustiça no Brasil. Não é possível que os muito ricos não paguem impostos e recaia sobre a classe mais pobre. Não é possível essa concentração. O senhor de novo nos dirigiu. Mandou projetos importantes para o  como desonerar o imposto de renda de quem ganha até R$ 5 mil. O PT está de parabéns pela campanha que está fazendo. Temos que taxar bancos, bets. E nesse semestre temos desafios no Congresso: votar o imposto de renda, a emenda das bets”, disse a ministra.

Deu em ContraFatos

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista