Presidente da FIERN se reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin para buscar soluções aos impactos do tarifaço dos EUA sobre setores do RN - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Indústria 11/09/2025 15:55

Presidente da FIERN se reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin para buscar soluções aos impactos do tarifaço dos EUA sobre setores do RN

Presidente da FIERN se reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin para buscar soluções aos impactos do tarifaço dos EUA sobre setores do RN

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, foi recebido nesta quarta-feira (10), em Brasília, pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Roberto Serquiz estava acompanhado da deputada federal Natália Bonavides, que articulou a audiência, e dos presidentes do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN), Airton Torres, e do Sindicato da Indústria de Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Arimar França, entre outras autoridades.

Na audiência, ele apresentou as demandas dos dois setores para compensação dos impactos e alternativas de solução para superar o aumento das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos para os produtos.

A agenda dos presidentes da FIERN e dos sindicatos, intermediada pela deputada, incluiu ainda reuniões com o ministro da Pesca, André de Paula, e com o embaixador Laudemar Aguiar. Também estiveram presentes o deputado federal Fernando Mineiro e os secretários estaduais Carlos Eduardo Xavier (Fazenda do RN) e Alan Jefferson da Silveira Pinto (Desenvolvimento Econômico do Estado).

“Tivemos nesta quarta, em Brasília, novas ações que buscam estratégias para superar os efeitos da elevação das tarifas de importação dos Estados Unidos. Esse trabalho busca, de forma objetiva, incluir os setores do RN atingidos na lista dos beneficiados pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 168”, afirmou Roberto Serquiz.

O PLP 168/2025, em tramitação no Congresso Nacional, tem como objetivo abrir espaço fiscal para compensar os prejuízos de exportadores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

O projeto autoriza a União a não contabilizar determinadas despesas e renúncias fiscais no cálculo do Novo Arcabouço Fiscal, garantindo apoio aos exportadores e a manutenção de empregos. A proposta também prevê a expansão do Reintegra, programa que devolve parcialmente tributos pagos por empresas exportadoras na cadeia produtiva.

“Abordamos ainda na audiência com o vice-presidente medidas que podem abrir novos mercados para setores como o salineiro e o pesqueiro, que enfrentam as repercussões do aumento das tarifas”, destacou Serquiz, que levou ao vice-presidente um panorama completo das exportações do RN, dos setores mais atingidos e de possíveis ações para mitigar os danos.

Natália Bonavides disse que o grupo deixou a reunião com o compromisso do vice-presidente da República.

“O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou seu compromisso em, junto com sua equipe no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, encontrar novas soluções, como, por exemplo, destravar bloqueios para nossa exportação e ajudar a articular a abertura de novos mercados”, destacou a parlamentar.

Deu no Portal da Fiern
Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista