Meio Ambiente 05/04/2023 06:30
Preserve Pipa vence Premiação Internacional de Turismo Responsável da WTM
Movimento recebeu ouro na categoria "Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos"

O Movimento de empresários da principal região turística do Rio Grande do Norte, Preserve Pipa, é o grande vencedor do 3º Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, na categoria “Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos”.
Com o case da “Garrafa de água Preserve Pipa”, fabricada com redução de 20% de plástico e 100% de energia limpa, o Preserve Pipa se consolida como referência internacional de destino responsável.
A decisão foi anunciada hoje, 04 de abril, durante a realização da WTM Latin America, o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina.
O prêmio divulga as ações do setor de viagens e turismo, reconhecendo publicamente as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo sustentável e responsável, com o objetivo principal de promover mudanças positivas em toda a indústria de viagens e turismo.
Para Michaela Bitarelo, representante do Movimento na WTM, o reconhecimento vai além de uma grande conquista para Pipa e para o Rio Grande do Norte, é uma validação do bom trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.
“Essa premiação é um marco para nós, que participamos do Preserve Pipa. É a sinalização de que estamos no caminho certo e que todos os esforços que fazemos são necessários para manter o nosso destino vivo e preservado durante muitos anos”, afirmou.
A garrafa Preserve Pipa faz parte de uma série de ações de proteção ao meio ambiente realizadas pelo movimento a fim de garantir a proteção das belezas naturais que atraem visitantes de todo o mundo.
“Nosso objetivo é alcançar a sustentabilidade total. Acreditamos que sem o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, eles estão fadados ao desaparecimento. Estamos sempre pensando em inovar conscientemente dentro do nosso destino”, explica o cofundador do Movimento Preserve Pipa, Wanderson Borges.
Para a realização do projeto, o Preserve buscou parceria com a empresa potiguar Ster Bom e com a Associação dos Catadores de Recicláveis de Arez, AMAREZ, que recolhe garrafas para reciclagem e possui certificado de rastreabilidade.
Essa rastreabilidade consiste em uma certificação de que o Movimento garante o encaminhamento dos materiais recicláveis para destinos ambientalmente corretos. A estimativa é desviar do aterro sanitário pelo menos meia tonelada de resíduos por mês.
Sobre o Movimento Preserve Pipa:
O Movimento Preserve Pipa é uma iniciativa dos integrantes da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau em prol da sustentabilidade real, voltando as suas ações à garantia de uma melhor qualidade de vida para os moradores e uma experiência sem igual para os turistas que procuram a região da Praia da Pipa.
Ao todo, são quase 50 empreendimentos participantes, todos com avaliações acima dos 90% de aprovação entre os clientes.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Vida privada de Vorcaro engajou 4 vezes mais que seus crimes
10/03/2026 13:41
02/03/2026 06:21 166 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 153 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 150 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 132 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 132 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 126 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 118 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 115 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 114 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 105 visualizações