Prefeitura de Natal 31/08/2021 09:15
Prefeitura inaugura Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo nesta terça-feira
Capacitar pessoas desempregadas e inseri-las no mundo do trabalho tem sido um dos principais objetivos da gestão municipal em Natal, principalmente em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Capacitar pessoas desempregadas e inseri-las no mundo do trabalho tem sido um dos principais objetivos da gestão municipal em Natal, principalmente em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Cursos de qualificação, orientações sociais e profissionais e interlocução com o setor empresarial farão parte do novo centro que a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugura nesta terça-feira (31), às 18h.
O Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), localizado na Av. Presidente Bandeira, 765, próximo ao Nordestão, no bairro do Alecrim, um espaço ofertado para o desenvolvimento do empreendedorismo, de apoio ao micro e pequeno empresário; aos natalenses que buscam oportunidade de emprego, e de se qualificarem.
Um local para desenvolver ideias e projetos e fazer gerar renda e formalização de atividades autônomas; fomentar a atividade econômica, com um olhar diferenciado. O novo equipamento do município vai comportar os dois centros municipais de Trabalho, Emprego e Renda, que antes funcionavam na Cidade Alta e no Alecrim.
Dentre os serviços disponibilizados no Cmte: atendimentos do Sine Natal com Habilitação de Seguro desemprego; cadastramento de vagas e encaminhamento para vagas de emprego; emissão de RG, Orientação para o Empreendedorismo; Captação de Vagas de Emprego; Intermediação de Mão de obra; Orientação Profissional; Serviço Social; Qualificação Profissional; Cursos de Qualificação profissional nos dois turnos (Manhã e Tarde), oficinas de comportamento para o mundo do trabalho e oficinas de educação financeira .
Além disso, parte do Departamento de Gestão, Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), da Semtas, estará no novo prédio com ações voltadas aos artesãos locais, desenvolvendo ainda mais a economia solidária e o empreendedorismo no segmento.
“Nosso objetivo é oferecer ao natalense num único local, uma reunião de serviços que possibilitem empregabilidade, empreendedorismo e qualificação profissional. Nosso amplo programa de qualificação profissional será retomado agora com força total neste segundo semestre. Vamos oferecer cursos de capacitação em diversas áreas. O desenvolvimento do empreendedorismo vai absorver esse público, encaminhando para o mundo de trabalho ou orientando sobre a abertura do próprio negócio. Isso é um avanço sem igual”, concluiu o secretário da Semtas, Adjuto Dias.
Deu no Portal da PMN

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 302 visualizações
11/09/2026 07:24 300 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 297 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 287 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 285 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 278 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 262 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 246 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 187 visualizações