Prefeitura de Natal 16/08/2022 18:30
Prefeitura de Natal lança o “Agosto Lilás” para combate à violência contra a mulher
O evento foi realizado no Palácio Felipe Camarão.

Com o objetivo de enfrentar a violência doméstica e familiar contra as mulheres, a Prefeitura de Natal lançou, nesta terça-feira (16), o “Agosto Lilás”.
O evento foi realizado no Palácio Felipe Camarão.
O Agosto Lilás é um mês que visa à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e uma das principais armas de defesa da mulher, a Lei Maria da Penha, completou 16 anos, no último dia 7.
O prefeito Álvaro Dias agradeceu a presença das mulheres no evento, enfatizou que elas têm conseguido avançar nos direitos, mas que a luta para avançar precisa ser apoiada.
“A Prefeitura de Natal é um exemplo desse avanço na minha gestão. Demos todo apoio na luta das mulheres pelos seus direitos. Garantimos avanços importantes principalmente na luta contra a violência, que é o objetivo do Agosto Lilás”, disse.
Álvaro Dias citou uma longa lista de ações na área, que comprovam o envolvimento direto da gestão na defesa da mulher.
“Fizemos a casa abrigo Clara Camarão, o Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser, a Semtas está oferecendo cursos profissionalizantes para as mulheres em situação de violência e criamos a Patrulha Maria da Penha que, em um ano de atuação conseguiu zerar o índice de feminicídio em Natal. Temos uma gestão feita para as mulheres e também por mulheres, afinal no secretariado contamos com oito secretárias de pastas importantes”, comemorou.
A primeira dama do município, Amanda Gracie Dias ressaltou as qualidades das mulheres em realizar atividades diversas com competência e pediu união na luta por mais direitos.
“Todas vocês podem contar com o apoio da Prefeitura. Vamos nos engajar nas lutas porque somente juntas, em um trabalho de equipe, poderemos alcançar nossos objetivos. Ninguém sozinho consegue nada”, explicou.
“A violência contra a mulher é um fenômeno cultural enraizado na nossa sociedade. Mas, enquanto gestora tenho o dever de ocupar espaços como esse para dialogar sobre os avanços e desafios e dar visibilidade a essa causa que é coletiva e não individual, por isso a Semul trabalha em parceria com outros órgãos da gestão”, explicou a secretária da Semul – Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria José de Medeiros.
A gestora da pasta lembrou da determinação do prefeito Álvaro Dias em proporcionar cada vez mais serviços que ajudem as mulheres em situação de violência.
Maria José Medeiros anunciou o início do funcionamento do serviço online “Acolhe Mulher” através do Aplicativo Natal Digital e o lançamento do Protocolo Municipal de Atendimento às Mulheres, que está sendo elaborado em parceria com a Funcern.
A presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, Elisângela Duarte definiu a realidade de algumas mulheres, apontou as dificuldades psicológicas encaradas pelas vítimas e enfatizou que a responsabilidade para evitar esse tipo de situação é de todos.
“O sequestro emocional que o agressor faz com a mulher torna o rompimento difícil, por isso é uma luta coletiva que tem que ser encarada por toda a sociedade”, explicou.
O evento apresentou um vídeo promocional educativo, que está sendo veiculado com a campanha do Agosto Lilás, contou com uma esquete encenada pela equipe de teatro da STTU – Secretaria de Mobilidade Urbana sobre importunação sexual no transporte público e com uma apresentação musical.
Rede de atendimento
A violência contra o sexo feminino manifesta-se de várias formas, destacando-se a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A Semul conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
A Semul é o organismo municipal de políticas públicas para mulheres, responsável pela oferta de serviços sócio assistenciais especializados para o atendimento das mulheres de Natal.
Através de ações de prevenção e proteção à mulher, divulgação dos serviços especializados de atendimento, oferta de cursos de qualificação profissional e encaminhamentos à rede, a violência de gênero é enfrentada cotidianamente através do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN) e Casa Abrigo Clara Camarão (CACC).
Foto: Alex Régis

Descrição Jornalista
As surubas entre poderosos da República
23/09/2026 07:00
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 275 visualizações
11/09/2026 07:24 267 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 262 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 259 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 258 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 247 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 237 visualizações
01/09/2026 06:17 230 visualizações
Potigás conclui obras do Polo Gás Sal e região da Costa Branca já conta com oferta de gás canalizado
01/09/2026 05:55 229 visualizações