Portos 08/07/2023 06:43
Porto de Natal recebe visita técnica de diretor do DNIT e presidente do INPH para discutir sobre dragagem e defensas da Ponte Newton Navarro
A dragagem permitirá ao Porto de Natal receber navios maiores, aumentando a competitividade, reduzindo custos, fomentando a economia do Estado do Rio Grande do Norte e gerando renda, empregos e arrecadação de impostos.

Nesta sexta-feira (07), o Diretor-Presidente da CODERN, Nino Ubarana, recebeu o Diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura de Medeiros, e o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domênico Accetta, para uma visita técnica ao Porto de Natal, tendo como pauta principal a obra de dragagem no canal de acesso ao Porto de Natal e a instalação de defensas na Ponte Newton Navarro.
O gerente de operações da CODERN, Rodolfo Góis, e o engenheiro Emerson Fernandes acompanharam.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a CODERN, o INPH e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) atuarão em conjunto por essa obra da dragagem, fundamental para a prospecção de novos negócios para o Porto de Natal.
A dragagem permitirá ao Porto de Natal receber navios maiores, aumentando a competitividade, reduzindo custos, fomentando a economia do Estado do Rio Grande do Norte e gerando renda, empregos e arrecadação de impostos.
Com isso trazendo melhorias e avanços para toda a comunidade portuária.
Na quinta-feira (06), o diretor do DNIT e o presidente do INPH já tinham se reunido com a diretoria e equipe técnica da CODERN para uma discussão sobre a obra de dragagem planejada.
O Diretor-Presidente da CODERN, Nino Ubarana, destaca a importância da visita e os avanços com a conquista da obra de dragagem:
“Primeiramente quero agradecer a atenção e presteza do Diretor do DNIT, Erick Moura, que desde o primeiro momento tem sido extremamente solícito ao nosso pleito de dragagem e também ao presidente do INPH, Domênico Accetta.
A dragagem vai trazer muitos avanços para o Porto de Natal e para a economia do nosso Estado”.
Ponte Newton Navarro
Sobre as defensas da Ponte Newton Navarro, construída e inaugurada pelo Governo do Estado em 2007, aconteceu uma reunião entre os envolvidos e o secretário Estadual de Infraestrutura (SIN), Gustavo Coelho.
Sem a obra, navios de médio e grande porte não podem passar embaixo da ponte no período noturno, o que causa limitação ao Porto de Natal. A presidente do CREA, Ana Adalgisa Dias, também participou da reunião ao lado de técnicos do conselho:
Roberto Wagner e Carlos Noronha.
Pela SIN, além do titular da pasta, estavam presentes os engenheiros Ronald Dantas e Victor Hugo.
Porto-Cidade e Infraestrutura Portuária
Os Diretores do DNIT, CODERN e INPH ainda se reuniram na manhã desta sexta-feira (07) com o secretário de Obras de Natal, Carlson Gomes, onde foi abordada a relação Porto-Cidade, que vem sendo defendida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, bem como foi feita um panorama dos desafios e perspectivas da infraestrutura portuária da capital potiguar.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Pensar vira habilidade ainda mais premium na era da IA
02/03/2026 19:27
Entidade defende que Lula não tem mais direito à reeleição
02/03/2026 18:14
Grupo terrorista Talibã libera que homens espanquem suas esposas
02/03/2026 17:17
Qual o efeito do consumo de café em pacientes diabéticos?
02/03/2026 17:00
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 83 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 79 visualizações
02/03/2026 06:21 77 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 66 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 61 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 53 visualizações
Flávio Bolsonaro usa colete à prova de balas na Paulista
02/03/2026 07:37 46 visualizações
Trump pede que forças do Irã deponham armas ou enfrentem “morte certa”
02/03/2026 14:17 44 visualizações
EUA cita laboratórios no Nordeste como suposta “rede de espionagem chinesa”
02/03/2026 16:24 44 visualizações
Guerra no Oriente Médio vai encarecer diesel, comida e insumos agrícolas no Brasil
02/03/2026 05:42 40 visualizações