PIB crescerá 3,2% em 2013, avalia CNI - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Sem categoria 04/04/2013 07:52

PIB crescerá 3,2% em 2013, avalia CNI

Depois da queda de 4% registrada em 2012, os investimentos no país aumentarão 4% neste ano e serão a principal alavanca da indústria e da economia brasileira.
Com a expansão do investimento, o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 3,2% e o PIB Industrial aumentará 2,6%.
O consumo das famílias terá expansão de 3,5%.
As estimativas estão no Informe Conjuntural do primeiro trimestre, divulgado nesta quarta-feir (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a aceleração do ritmo de crescimento dos investimentos e, consequentemente, da indústria e da economia depende da superação dos problemas que afetam a competitividade brasileira.
“O desafio é ter mais celeridade na implantação das medidas que criam um ambiente mais favorável ao investimento”, diz Castelo Branco.
A CNI prevê expansão de 1,2% no PIB do primeiro trimestre do ano.
Embora as novas previsões para o desempenho do PIB e do PIB Industrial em 2013 estejam mais próximas da previsão menos otimista feita no final do ano passado, a CNI avalia que há sinais de recuperação da indústria.
Os estoques estão no nível planejado pelos empresários, o que abre espaço para o aumento de produção nos próximos meses.
Além disso, a utilização da capacidade instalada aumentou 1,1 ponto percentual e alcançou 84% em janeiro, na série livre de influências sazonais, e aproximou-se dos 84,4% registrados em janeiro de 2008, o maior patamar da série iniciada em 2003. “Na média, há uma tendência de recuperação”, considera Castelo Branco.
Deu no Portal da CNI

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista