FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
GOVERNO DO RN – SEGURANÇA – 2802 A 2903

Corrupção 05/03/2026 07:47

PF diz que ‘Sicário’ ligado a Vorcaro se matou na prisão

PF diz que ‘Sicário’ ligado a Vorcaro se matou na prisão

A Polícia Federal informou que Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário”, empregado do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, morreu após  atentar contra a própria vida enquanto estava sob custódia na Superintendência da Polícia Federal, em Minas Gerais, nesta quarta-feira (4).

Preso durante a terceira fase da Operação Compliance Zero, Mourão é apontado pelos investigadores como integrante de um grupo conhecido como “A Turma”, suspeito de articular ações contra desafetos de Vorcaro e contra jornalistas.

Segundo a PF, a tentativa de suicídio ocorreu por enforcamento, utilizando uma camisa presa à grade da cela. Apesar do anúncio de que “Sicário” faleceu, há informações, divulgadas inclusive pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em suas redes sociais, de que o quadro é de morte cerebral, mas Luiz Phillipi ainda respira por aparelhos.

Agentes perceberam a ação por meio do circuito interno de monitoramento e intervieram imediatamente, iniciando procedimentos de reanimação enquanto acionavam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Na sequência, “Sicário” foi transferido para uma unidade hospitalar, onde passou por avaliação e atendimento médico.

Mourão havia sido detido horas antes por determinação do ministro André Mendonça, que autorizou novas etapas da operação após o avanço das investigações.

O grupo do qual Mourão faria parte seria responsável por coordenar ataques e intimidações, incluindo ameaças a jornalistas, a pedido de Vorcaro.

Deu em Diário do Poder

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista