Comportamento 27/03/2025 14:37
Pessoas lamberam ovos de supermercado na esperança de contrair infecção alimentar e receber indenização

Um anúncio feito por um empresário russo gerou cenas inusitadas em supermercados.
Algumas pessoas começaram a lamber ovos nas prateleiras na tentativa de contrair intoxicação alimentar e receber uma indenização em dinheiro.
O caso começou com uma crise. A rede de supermercados Zhiznmart, localizada em Yekaterinburg, foi acusada de vender alimentos contaminados.
Pelo menos 18 pessoas foram hospitalizadas com sintomas de intoxicação. A situação chamou a atenção da agência federal Rospotrebnadzor, responsável pela proteção ao consumidor na Rússia.
Diante da repercussão negativa, o fundador da rede, Ivan Zaichenko, fez uma promessa pública: pagaria 1 milhão de rublos (cerca de US$ 11 mil) a cada pessoa comprovadamente afetada.
A intenção era reparar os danos. Mas a proposta virou um problema ainda maior. A fala de Zaichenko se espalhou pelas redes sociais, e rapidamente pessoas começaram a buscar formas de adoecer propositalmente.
Alguns foram além do razoável: começaram a lamber ovos nos supermercados da rede, na esperança de se contaminar.
O canal de notícias Baza, no Telegram, foi um dos primeiros a relatar o comportamento dos consumidores. Segundo relatos, os hospitais e a própria Rospotrebnadzor começaram a receber um número crescente de queixas relacionadas à Zhiznmart. No entanto, muitas dessas denúncias não vinham acompanhadas de provas sólidas.
Zaichenko, em nova declaração, criticou a situação. Segundo ele, muitas das alegações envolviam alimentos que já haviam sido aprovados em testes ou até produtos consumidos semanas antes.
Ele afirmou que sua intenção era ajudar quem realmente tivesse sido prejudicado, mas que a repercussão tomou um rumo inesperado.
Para conter os abusos, o empresário esclareceu os critérios da indenização. Apenas as 18 pessoas que foram atendidas originalmente com suspeita de intoxicação alimentar e que constam nas investigações oficiais da Rospotrebnadzor terão direito à compensação. “Pegaremos essas listas do próprio Rospotrebnadzor”, disse ele. “Então, por favor, não lambam os ovos, é perigoso.”
Zaichenko ainda desabafou: “O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções.” O caso segue gerando debates na Rússia, mas a orientação é clara: ninguém será recompensado por arriscar a própria saúde.

Descrição Jornalista
Quaest: 72% avaliam que STF “tem poder demais”; 18% discordam
12/03/2026 12:49
EUA avalia reincluir Alexandre de Moraes na Magnitsky
12/03/2026 11:20
02/03/2026 06:21 190 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 165 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 161 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 146 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 143 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 139 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 127 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 127 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 124 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 112 visualizações