FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PREFEITURA DO NATAL – NATAL EM NATAL – 1212 A 1001

Política 09/12/2025 09:46

Pesquisa mostra empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula em cenário de 2º turno para 2026

Pesquisa mostra empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula em cenário de 2º turno para 2026

A primeira pesquisa eleitoral divulgada após o anúncio da pré-candidatura de  (PL) à Presidência aponta uma disputa praticamente empatada com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Veritá nos dias 6 e 7 de dezembro, logo depois da confirmação oficial de Flávio como pré-candidato.

Empate dentro da margem de erro no 2º turno

De acordo com os resultados, Flávio registra 39,2% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 39,8%. Em votos válidos, Lula teria 50,4%, contra 49,6% de Flávio — diferença dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 2.519 eleitores em todas as regiões do país e possui nível de confiança de 95%.

Direita ainda vê Tarcísio como nome mais competitivo

Embora os números coloquem Flávio e Lula em situação de equilíbrio, o estudo mostra que o senador não é o favorito entre os eleitores de direita. Quando perguntados quem seria o melhor representante do campo conservador, 38,9% citaram  (Republicanos) (PL) aparece em seguida, com 20,9%, enquanto Flávio ocupa a terceira posição, com 18,4%.

Em uma simulação de segundo turno entre Tarcísio e Lula, o governador de São Paulo abre vantagem:

  • Tarcísio: 44,9%
  • Lula: 40,3%

Nos votos válidos, o placar ficaria em 52,7% x 47,3%, fora da margem de erro.

Contexto da pesquisa e impacto do anúncio de Flávio

O levantamento do Veritá é o primeiro realizado após o anúncio oficial da pré-candidatura de Flávio, feito em 5 de dezembro. Até então, o único estudo nacional era o do Datafolha, divulgado antes da confirmação e quando  ainda figurava como possível candidato, apesar da inelegibilidade.

Flávio condiciona saída da disputa à situação de Jair Bolsonaro

Mesmo com o novo cenário, Flávio afirma que sua pré-candidatura não é simbólica. Nas redes sociais, publicou trechos de entrevista à TV Record reforçando que só deixará a disputa se Jair Bolsonaro estiver “livre e na urna”.

Ele afirmou:
“Meu preço é Jair Bolsonaro LIVRE e na URNA. Ou seja, não tem preço!!!”

E reiterou que sua retirada só ocorreria caso o ex-presidente fosse libertado e considerado elegível:
“A única forma de isso acontecer é se Bolsonaro estiver livre, caminhando junto com seus netos, pelas ruas de todo o Brasil.”

Pré-candidatura divide o campo da direita

A entrada de Flávio intensificou disputas internas. Outros nomes, como Ronaldo Caiado (União Brasil) e  (Novo), mantêm suas pré-candidaturas.

Centrão ainda não declarou apoio a nenhum candidato, mas Tarcísio de Freitas segue sendo visto como o nome mais competitivo para uma coalizão mais ampla.

Deu em ContraFatos

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista