Pesquisa apresenta resultados promissores no tratamento de Parkinson - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Saúde 06/12/2023 17:44

Pesquisa apresenta resultados promissores no tratamento de Parkinson

Ao modificar células-tronco, os cientistas conseguiram devolver a mobilidade aos animais modelos do estudo. A expectativa é que, em breve, seja possível dar a oportunidade para humanos, garantindo qualidade de vida

Pesquisa apresenta resultados promissores no tratamento de Parkinson

O progresso no tratamento da doença de Parkinson nos últimos anos tem sido notável, e agora uma pesquisa inovadora apresenta resultados promissores em termos de eficácia, ausência de efeitos colaterais e durabilidade.

A pesquisa, publicada ontem na revista Nature, destaca avanços significativos na obtenção de células de dopamina, cruciais para o tratamento da doença de Parkinson.

Ao modificar células-tronco, os cientistas conseguiram devolver a mobilidade aos animais modelos do estudo.

Conforme o ensaio, o desafio está na transformação precisa de células-tronco em células nervosas específicas. Mark Denham, líder do grupo Dandrite e professor da Universidade Aarhus, na Dinamarca, detalha:

“As células-tronco oferecem um potencial promissor para o tratamento da doença de Parkinson, transformando-se em (células) nervosas específicas.

A precisão dessa mudança representa um desafio significativo para os métodos atuais, resultando em baixa pureza”.

No laboratório, as células-tronco foram geneticamente alteradas para evitar a geração de tipos incorretos de células nervosas, resultando em uma pureza maior.

Essas estruturas modificadas mostraram uma capacidade aprimorada de produzir células nervosas específicas, conhecidas como dopaminérgicas, essenciais para o tratamento de Parkinson.

Restauração

Os pesquisadores verificaram que as células-tronco modificadas foram capazes de restaurar o movimento em modelos animais, indicando um avanço potencialmente transformador.

Os experimentos em ratos ressaltaram a importância da quantidade e da pureza das células cultivadas para determinar a eficácia e a duração dos tratamentos.

“Para os pacientes, isso reduzirá o tempo de recuperação, diminuirá o risco de recaída e minimizará a necessidade de medicamentos.”

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista