Comportamento 31/10/2024 09:43
Pesquisa aponta quanto fãs brasileiros gastam por mês com ídolos
Levantamento informa que 37% dos entrevistados acreditam que a dedicação do fã pode ser medida por quanto dinheiro ele gasta com o ídolo ou a marca que admira. Fãs brasileiros são considerados "os mais dedicados da internet"

Fãs brasileiros gastam, em média, R$ 200 por mês com celebridades, ideias ou marcas que admiram.
É o que diz o levantamento feito pela marca operacional Monks e pelo instituto de estudos culturais e pesquisa comportamental floatvibes. Os dados apontam ainda que cerca de 38% da população do país se vê, de alguma maneira, como parte de um ‘fandom’.
De acordo com o IBGE, um brasileiro gasta, em média, R$ 40 por mês com cultura. Esse valor é multiplicado por cinco quando se trata de fãs, de acordo com a pesquisa A era dos fandoms, que entrevistou 622 pessoas ao redor do país para chegar aos resultados.
Segundo o levantamento, são quatro as principais áreas de mobilização de fãs no Brasil: esporte, filmes e séries, música e games. 30% desses fãs, por exemplo, compram produtos oficiais de edição limitada pelo menos uma vez por ano; e 37% acreditam que a dedicação do fã pode ser medida por quanto dinheiro ele gasta com o ídolo ou a marca que admira.
Do total de entrevistados, 71% veem os fãs brasileiros como “os mais dedicados da internet”.
É por isso que eles se submetem a perrengues como acampar em filas longas para alcançar bons lugares em apresentações, pagar valores altos por ingressos, ou até mesmo aceitar cancelamentos de eventos em cima da hora.
“O fã brasileiro está acostumado com o perrengue, o que nos revela duas coisas”, diz, em nota, Fabiano Carvalho, diretor de Pesquisa Cultural & Insights da Monks.
“A primeira é que as pessoas estão dispostas a ir muito longe para demonstrar sua paixão. A segunda é que há uma oportunidade para as marcas conquistarem esse público com gestos de minimização do perrengue.”
O objetivo do levantamento, portanto, é levar compreensão de fandoms a empresas, a fim de que estas possam explorar melhor potenciais comerciais.
Isso seria importante pois, de acordo com o estudo, esses grupos são, de certa forma, orientados para e pelo consumo — tanto que 53% dos entrevistados entendem este aspecto como “fundamental na manutenção da dedicação como fã”.
Diretora da marca Monks Brasil, Marina Pires informa que a pesquisa “desmistifica os fãs e mostra como o novo padrão de comportamento deles, impulsionado pelas redes sociais, representa grandes oportunidades para as marcas, com um público que combina consumo e devoção”.
Segundo ela, “na era dos fandoms em que vivemos, as marcas precisam ter estratégias para como interagir com essas comunidades”.
Por serem público exigente, é preciso, porém, além de explorar o amor, ter cuidado com o ódio que pode ser externado por ele. 64% dos entrevistados acreditam que o sentimento negativo de um fã pode ser tão potente quanto o positivo.
“Sem uma estratégia certeira, os fãs rapidamente podem se transformar em haters, causando potenciais danos às marcas”, diz o release.
Trata-se de comunidades de fãs de um artista ou tema específico.
Esses fãs geralmente se reúnem em plataformas digitais ou presencialmente para discutir e compartilhar experiências sobre assuntos em comum que as interessam, que giram em torno de ídolos, esportes, marcas ou filmes e séries que admiram.
Deu Correio Braziliense
Descrição Jornalista
Brasil está entre os países que mais xingam na internet
05/12/2025 16:59
Os 3 tipos de amizade que a ciência diz que definem sua felicidade
05/12/2025 15:47
Com nível de ocupação recorde, 1 em cada 4 idosos trabalhava em 2024
05/12/2025 14:17
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 119 visualizações
02/12/2025 04:30 111 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 97 visualizações
02/12/2025 07:37 95 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 89 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 86 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 80 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 77 visualizações
03/12/2025 08:07 70 visualizações
