Câmara Municipal 27/12/2021 09:56
Participação popular marcou elaboração do Plano Diretor de Natal
Lei municipal que prevê o desenvolvimento dos territórios da cidade, o Plano Diretor de Natal passou por debates em todas as zonas da capital potiguar.

Lei municipal que prevê o desenvolvimento dos territórios da cidade, o Plano Diretor de Natal passou por debates em todas as zonas da capital potiguar.
Desde 2019, a Câmara Municipal de Natal iniciou a realização de audiências públicas e seminários, que abordaram diferentes questões inseridas na matéria, como a política habitacional e a mobilidade urbana, com a presença de instituições jurídicas, sindicatos, entidades acadêmicas, igrejas, grêmios estudantis, conselhos comunitários, coletivos e movimentos voltados à pesquisa e ao ativismo social.
Já em novembro de 2019, foi iniciando no Legislativo natalense um Fórum de Debates sobre o processo de revisão do PDN com palestreada temáticas que abordaram assuntos com aspectos conceituais e históricos do Plano, como macrozoneamento da cidade, áreas especiais e planejamento.
Após um intenso trabalho da comissão especial, que culminou na realização de 11 audiências públicas, com ampla discussão , transparência e democracia, o PDN foi levado ao plenário no dia 21 de dezembro de 2021.
De acordo com o presidente da Comissão Especial de Estudos do Plano Diretor de Natal, vereador Aldo Clemente (PDT), foram três dias de muito trabalho para entregar um texto qualificado e capaz de proporcionar desenvolvimento para o município.
“Chegamos ao final da votação do Plano Diretor com a certeza de que fizemos o melhor para a cidade. Aqui no Legislativo, conseguimos consensualizar uma quantidade enorme de emendas parlamentares apresentadas ao texto-base da proposição. Por sua vez, a Prefeitura se esforçou para estabelecer um diálogo transparente com todos os segmentos que compõem a sociedade natalense”, pontuou a líder da bancada governista, vereadora Nina Souza (PDT).
O líder da bancada independente, vereador Hermes Câmara (PTB), disse que a Câmara Municipal conseguiu melhorar a matéria através das 263 emendas encartadas.
Já a vereadora Brisa Bracchi (PT), líder da bancada de oposição, acredita que a minuta, ao invés de desenvolvimento, vai gerar retrocesso para a cidade.
Na avaliação do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PDT), a decisão soberana do plenário representou os anseios da população.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
Pesquisa indica fragilidade na saúde mental de professores
04/04/2026 07:36
Ovos de chocolate podem custar até R$ 85 mil no mercado de luxo
04/04/2026 04:44
Rejeição de Lula atinge 50,6%, mostra pesquisa de opinião
03/04/2026 18:04
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 111 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 106 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 98 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 94 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 92 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 91 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 90 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 80 visualizações
Governo do RN viabiliza retomada de voos entre Mossoró e Recife a partir de setembro
03/04/2026 04:38 76 visualizações
Caicó receberá novo Espaço Esportivo Comunitário
01/04/2026 18:36 70 visualizações