Meio Ambiente 20/06/2025 06:24
Parque Estadual Mata da Pipa recebe certificação internacional Green Destination
O Parque Estadual Mata Pipa, Unidade Conservação gerida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte -Idema-RN, recebeu nesta quarta-feira (18) o reconhecimento internacional durante a realização da Conferência Internacional Green Destinations Latinoamérica, em Natal.
A conquista representa uma das certificações mais respeitadas do mundo em turismo sustentável.
A Unidade de Conservação é primeira área protegida do Estado a receber o Selo Prata da certificação Green Destinations no ano de 2025, posicionando-se como referência em boas práticas ambientais, culturais e sociais no turismo.
Entre os critérios avaliados estiveram natureza e paisagem; comunidade local, resíduos, gestão e comunicação; cultura e tradição, entre outros.
Para a gestora do Parque Mata da Pipa, Mariana Gondim, a Conferência Green Destinations foi um momento de conhecer e exaltar o turismo pautado em bases sustentáveis no Brasil e pelo mundo.
“Compartilhar conhecimento, experiências exitosas e ter o trabalho desenvolvido aqui no nosso Estado como referência em destino sustentável, considero realmente um momento histórico e muito especial. Para nós, termos essa certificação é de extrema importância para a popularização da consciência sustentável e para podermos valorizar ainda mais o turismo ecológico com responsabilidade e cuidando do nosso meio ambiente”, destacou.
A certificação Green Destinations é concedida a destinos que comprovam excelência na gestão sustentável, com base no Green Destinations Standard, um conjunto de critérios reconhecido internacionalmente pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) – órgão máximo do turismo sustentável no mundo.
O selo atesta que o Parque Estadual Mata Pipa está comprometido com o cuidado com o meio ambiente, a valorização da cultura local, o bem-estar da população e a transparência na governança.
De acordo com o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, a premiação reconhece as ações do Governo do Estado na conservação e destaca o Rio Grande Norte como referência na temática da sustentabilidade.
“É motivo de orgulho receber esse certificado de reconhecimento pelo trabalho eficiente realizado pela equipe técnica do Idema. Agora, pretendemos avançar com mais propostas de fortalecimento das áreas prioritárias para preservação a partir das iniciativas públicas de articulações com instituições internacionais e consolidação das Unidades de Conservação”, pontuou.
Na abertura do encontro, a governadora destacou os avanços que o Rio Grande Norte têm alcançado nos últimos anos ao integrar a sustentabilidade às políticas públicas locais.
“O nosso Governo está contribuindo diretamente para enfrentar os grandes desafios socioambientais do planeta. Aqui temos mais de 90% da matriz energética oriunda de fontes renováveis. Criamos e fortalecemos novas Unidades de Conservação tanto na Caatinga como na Mata Atlântica, com os decretos que instituíram o Monumento Natural Caverna de Martins e a primeira Reserva Estadual do Patrimônio Particular Natural em Tibau do Sul, o Santuário Ecológico da Pipa”, disse.
Além do Parque Mata da Pipa, outros destinos turísticos do Rio Grande do Norte foram agraciados, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Santa Cruz.
O evento reuniu durante dois dias, no auditório do Hotel Senac Escola Barreira Roxa, especialistas, gestores públicos, empresários e representantes de oito países de organizações internacionais e do Governo Federal para debater estratégias de desenvolvimento sustentável no setor do turismo, promovendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas.
Foram três dias apresentando experiências, lugares e cidades com histórias inspiradoras, inovação e turismo responsável integraram a programação do evento para um público de 200 pessoas do segmento turístico.
Nesta quinta-feira, 19, o Green Destinations Latinoamérica 2025 encerrou suas atividades com uma visita técnica e um plantio de mudas no Parque Estadual Mata da Pipa, localizado em Tibau do Sul.
Ao todo, foram plantadas 100 mudas de espécies nativas de Pau-brasil, Embaúba, Juazeiro e Cajueiro, em ação para compensar uma parte das emissões de carbono, em parceria com a Pipa Ambiental.
Realizado pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac RN, em parceria com o Instituto DEL e a organização internacional Green Destinations. A Conferência Green Destinations Latinoamérica 2025 contou com o apoio institucional e o patrocínio do Sebrae, FACISC, BBW Turismo, Embratur, Cooperação Alemã (GIZ), Banco do Nordeste, Bancorbrás e o Movimento Preserve Pipa.
Fonte e foto: Assessoria
Descrição Jornalista
Veja o que pode impulsionar o Botafogo no clássico contra o Flamengo
14/10/2025 17:09
Metanol no vinho e na cerveja: essas bebidas podem ser contaminadas? Entenda
03/10/2025 08:37 458 visualizações
Cuidado com o vinho barato! Intoxicação por metanol acende alerta no Brasil
05/10/2025 12:55 378 visualizações
Hospital Memorial divulga boletim médico sobre estado de saúde do ex-governador Fernando Freire
08/10/2025 05:00 309 visualizações
Casal é condenado por ‘se beijar excessivamente’ a bordo de avião
06/10/2025 04:38 305 visualizações
Imagens impressionantes: Megaengarrafamento reúne dez milhões de carros após feriadão na China
11/10/2025 07:30 287 visualizações
Pernas inquietas: a razão psicológica por trás do movimento constante que muitos fazem sem perceber
02/10/2025 05:28 215 visualizações
Careca do INSS enviou R$ 2 milhões via Pix para ex-diretor do órgão
03/10/2025 07:36 176 visualizações
Milton Nascimento recebe diagnóstico de demência aos 84 anos
02/10/2025 10:12 175 visualizações
03/10/2025 11:24 175 visualizações
Governo decreta emergência e adota medidas para atenuar efeitos da seca no RN
02/10/2025 04:32 174 visualizações