Artigo 05/03/2020 09:50
Os sonhos da privatização do aeroporto e a realidade
A intenção do grupo argentino Inframérica em devolver a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante coloca em cheque algumas coisas cantadas em verso e prosa nos últimos anos.

A intenção do grupo argentino Inframérica em devolver a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante coloca em xeque algumas coisas cantadas em verso e prosa nos últimos anos.
Atolado em dívidas, uma operação muito cara e um pedido de ressarcimento à União de R$ 700 milhões de reais, é o final do grupo Inframérica na administração do aeroporto.
Aliás, se procede a informação de que quer receber 700 milhões de volta, será preciso investigar realmente se este dinheiro todo foi investido no Aeroporto.
É o fim de um sonho.
O primeiro questionamento é a intransigente defesa da privatização de espaços antes explorados pelo Poder Público. Privatizar é um caminho.
Mas privatizar para quem?
Este fato é tanto mais simbólico por ter sido o aeroporto Aluízio Alves o primeiro a ser privatizado no Brasil. Foi uma festa quando o martelo bateu no leilão. Parecia uma redenção do transporte aéreo brasileiro.
No rastro da privatização vieram muitas promessas, muitos neurônios gastos, muitas polêmicas.
Os acessos que não existiam ou existiam precariamente, a segurança dos usuários, os abusos nas cobranças em tudo na exploração do aeroporto.
O Poder público ainda fez muitos investimentos para ajudar a gestão da Inframérica.
Com o novo aeroporto e o novo modelo de gestão o RN iria ganhar um Hub da Latam, fazendo conexões de Natal com a Europa, Estados Unidos, África, América Latina e China.
Seria um movimento estrondoso de aviões de cargas e passageiros. Galpões seriam construídos e alugados ao redor do aeroporto, muito emprego e muita grana.
Depois veio a ideia de um Hub dos Correios, outro vetor de crescimento econômico e de viabilização do aeroporto.
Veio também a ideia de um ZPE na região.
Ideia é que não faltou.
Agora que o gestor quer devolver o aeroporto, também não se sabe mais se virão os hubs e as ZPEs.
E se o aeroporto vai virar mesmo um elefante branco.
Descrição Jornalista
Atividade industrial da China encolhe pelo oitavo mês seguido em novembro
01/12/2025 08:00 326 visualizações
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 190 visualizações
02/12/2025 04:30 159 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 152 visualizações
02/12/2025 07:37 147 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 143 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 142 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 142 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 125 visualizações
