Oposição critica indicação de Dino ao STF: ‘aberração’ - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Câmara Federal 28/11/2023 08:46

Oposição critica indicação de Dino ao STF: ‘aberração’

O partido Novo lançou um abaixo assinado contra a indicação do ministro ao Supremo

Oposição critica indicação de Dino ao STF: ‘aberração’

A oposição criticou a indicação de Flávio Dino, ministro da Justiça, ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (27). 

Até um abaixo-assinado contra a indicação do ministro foi anunciado.

Na visão do deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), a indicação é uma “aberração”.  

“A indicação de Flávio Dino ao STF é uma aberração. Um ministro de Estado que ignora uma convocação, fato que constitui crime de responsabilidade, demonstra claramente que desconhece a legislação. Esse fato por si só já basta para o Senado não aprovar seu nome, por estar prejudicado o notável saber jurídico do candidato à vaga.”, afirmou Gonçalves. 

Na mesma linha, o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) criticou a nomeação. 

“Beira o ridículo essa indicação. Um Ministro enlameado com as questões do 08 de janeiro onde poderia solucionar todas as problemáticas e dúvidas para os brasileiros, e nada fez. Ao contrário, em seu Ministério foram deletadas as imagens e o Ministro junto com seus aliados políticos manobraram a narrativa da CPMI no Senado, maculando a verdade”. 

O Partido Novo também expressou preocupação e descontentamento com o anúncio. Com isso, o partido lançou um abaixo assinado contra a indicação do ministro ao Supremo. O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, e membros da bancada do partido no Congresso manifestaram suas críticas à escolha de Lula. 

O presidente do Novo, considerou a indicação de Flávio Dino como a pior possível. “Flávio Dino, além de ser omisso diante da crise que estamos vivendo na segurança pública e nas instituições de justiça, é um ministro autoritário, que vive de bravatas e de lacrações, que constantemente desrespeita o Congresso Nacional, que não responde e não atende as convocações para esclarecimentos e que defende abertamente a censura contra seus opositores. Se não bastasse tudo isso, ainda abriu as portas do Ministério da Justiça para ONGs ligadas ao crime organizado fazerem lobby livremente”.  

Além disso, o partido afirmou que atuará politicamente para evitar a concretização da indicação. “Seria mais um golpe contra a credibilidade da nossa democracia e das nossas instituições”, defendeu Eduardo Ribeiro. A ação imediata realizada pelo partido é o abaixo-assinado, aberto hoje.  

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) também criticou a indicação de Dino, enfatizando a falta de respeito pela separação dos poderes e a postura inadequada para o cargo. “A indicação de Flávio Dino para ministro do Supremo Tribunal Federal só demonstra como o PT trata as instituições brasileiras. Lula não tem o menor respeito pela separação entre os Poderes e indica um ministro subordinado, que tem debochado do Parlamento como um todo e, especialmente, da oposição”. 

Deu em Diário do Poder

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista