FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PREFEITURA DO NATAL – IPTU – 0101 A 1001

Comportamento 09/01/2026 14:17

O fim do divórcio: cientistas revelam o momento exato em que um casamento está condenado

O fim do divórcio: cientistas revelam o momento exato em que um casamento está condenado

Os relacionamentos interpessoais são complexos e precisam ser nutridos de forma consistente. Isso se aplica aos relacionamentos familiares, entre parceiros e entre amigos.

Provavelmente o mais difícil de cuidar é o relacionamento com o parceiro.

As pessoas geralmente desistem e os casamentos acabam em divórcio. No entanto, talvez buscar ajuda antes tivesse sido suficiente.

Crise em um relacionamento

Todo relacionamento pode passar por um período em que as coisas não são cor-de-rosa entre os parceiros. Embora alguns consigam superar isso por conta própria, outros recorrem a profissionais para ajudá-los.

Só que não há muitos deles.

Muitas vezes, as pessoas sentem que seu relacionamento está passando por uma crise, mas não fazem nada a respeito. É claro que os relacionamentos não se desfazem da noite para o dia. Pelo contrário. Eles se desfazem lenta e gradualmente. Mas então, é claro, chega um ponto em que o relacionamento não tem mais jeito.

Será que ambos sentem isso?

Você pode ter pensado que, enquanto um dos parceiros sente que algo está errado, o outro pode estar feliz. Sim. Isso pode ser verdade.

Os especialistas dizem que ambas as partes envolvidas vivenciam o rompimento de forma bastante diferente. Normalmente, aquele que inicia o rompimento sente insatisfação por meses ou até anos.

Seu parceiro pode até ficar surpreso com a decisão. É exatamente por isso que é necessário conversar um com o outro. Sobre tudo. De forma aberta e sem confusão. O que parece ser algo insignificante para uma pessoa pode atormentar a outra por anos.

O fim do divórcio: cientistas revelam o momento exato em que um casamento está condenado

━━ ( Fonte: Travis Grossen /  Unsplash+ )

Nada é da noite para o dia

Muitas vezes parece estranho para as pessoas ao seu redor. “Mas eles eram tão felizes. O casal perfeito”, você costuma dizer a si mesmo.

No entanto, mesmo as pessoas mais próximas não conseguem ver a vida particular deles. De fato, rompimentos e divórcios certamente não acontecem do nada.

Os parceiros, ou pelo menos um deles, passam por diferentes fases em um relacionamento. Isso certamente não acontece de um minuto para o outro. Geralmente é um problema de longo prazo que não é resolvido. Muitas vezes, está apenas na cabeça e nos pensamentos de um dos membros do casal.

O ponto de ruptura

Um estudo que acompanhou mais de 11.000 pessoas durante vinte anos conseguiu identificar o momento exato em que um relacionamento entre duas pessoas atinge o ponto de não retorno.

As consequências são realmente alarmantes. A pesquisa foi publicada no Journal of Personality and Social Psychology. Os resultados mostram que os casais que ultrapassaram esse limite se separaram entre 7 e 28 meses.

O que é mais preocupante? A maioria dos casais procura ajuda profissional no momento em que não há mais retorno. Ou seja, após esse ponto, que a pesquisa revelou. Ao fazer isso, o casal já deve ter passado por um declínio na satisfação antes. E isso pode durar anos.

Mas muitos casais consideram essa condição bastante normal. Depois vem a chamada fase terminal. Esse é o estágio final. Ele é seguido por uma queda muito acentuada.

O relacionamento pode ser salvo?

O segredo é reconhecer cedo que algo está errado e resolver o problema logo no início. Se o casal resolver seus problemas, há uma chance muito boa de salvar o relacionamento.

Você sente que as coisas não são as mesmas entre você e seu parceiro? Você se sente mal? Você tem expectativas em relação ao seu parceiro que não estão sendo atendidas? Você tem uma opinião diferente sobre como criar seus filhos ou passar seu tempo livre?

Converse! Cuide de você e de seu relacionamento.

Isso é o mais importante.

Deu em MSN/ComHistoria.com.br

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista