Eleições 14/05/2018 11:22
O custo do voto no Brasil
A cada eleição é calculado o custo médio do voto no Brasil para cada turno, de acordo com as pessoas aptas a votarem (veja quadro). Se os brancos e nulos forem computados, há ainda um acréscimo nessas perdas. Segundo o órgão, a abstenção traz prejuízo “retroativo”, já que o custo do voto que foi empregado por eleitor não foi aproveitado.
A cada eleição é calculado o custo médio do voto no Brasil para cada turno, de acordo com as pessoas aptas a votarem (veja quadro).
Se os brancos e nulos forem computados, há ainda um acréscimo nessas perdas. Segundo o órgão, a abstenção traz prejuízo “retroativo”, já que o custo do voto que foi empregado por eleitor não foi aproveitado.
A relação entre os números, no entanto, não é tão simples. Segundo o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer, há a necessidade de se averiguar todas as justificativas para que esse alto número ocorra.
Os dados apresentados pelo TSE não discriminam as justificativas. No caso do Nordeste, por exemplo, a alta pode ter ocorrido pela elevada migração dos nordestinos para a Região Sul. “Eles migram e não dão baixa no título de origem.
Outro fator é a expectativa de vida, que é mais baixa. Já o índice de mortalidade é mais alto por lá, e pode ter eleitor que já morreu, cujo registro ainda não foi dado baixa no cartório”, justifica.
No entanto, ainda assim, não se pode negar a descrença de parte da população com as eleições. Segundo Fleischer, se houver resistência dos eleitores e aumentar o número de votos não-válidos, um candidato pode, por exemplo, perder em uma região que sempre ganhou.
“Alguém que sempre se elegeu pode até perder por causa dos votos brancos, dos nulos e das abstenções. As pesquisas de opinião mostram isso”, diz.
Deu no Correio Braziliense
Descrição Jornalista
STF pagou R$ 4,4 milhões para empresa citada na “farra do INSS”
15/09/2025 11:09
Presidente da CPMI quer ‘Careca’ expondo crime organizado no INSS
15/09/2025 10:20
Como Alexandre de Moraes se tornou tão poderoso
01/09/2025 16:13 217 visualizações
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 189 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 181 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 165 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 140 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 140 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 126 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 120 visualizações
Veja como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro no STF
03/09/2025 08:44 114 visualizações